Bancários querem mostrar que existe posição divergente da que é passada pelas administrações dos bancos e ressaltar que não existe necessidade de privatização

Com a colaboração do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sociais (Dieese) e das comissões de funcionários e de defesa do Banco da Amazônia e do Banco do Nordeste do Brasil, respectivamente, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) apresentaram na terça (13) os resultados dos balanços de ambos os bancos e ressaltaram a divergência de opinião dos trabalhadores em relação ao que é passado pelo governo e reproduzido pela imprensa sobre esses resultados. Nesta quarta-feira (14) foi a vez de destacar os resultados da Caixa Econômica Federal.

“Tanto na atividade de ontem (terça-feira), quanto na de hoje (quarta-feira) ocorreram debates com elevada qualidade, tanto técnica quanto política. Quem é da categoria sabe, e quem é de fora pôde ver que os bancos públicos merecem ser vistos por uma ótica diferente da que é mostrada por quem defende a privatização, que, normalmente, é reproduzida pela mídia”, afirmou o secretário de Relação Internacionais da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, que representa a entidade na equipe de organização.

Banco do Brasil

Nesta quinta-feira (15), a partir das 19h, estará em pauta os resultados apresentados pelo Banco do Brasil. A atividade tem o objetivo de informar e instrumentalizar os dirigentes sindicais na defesa dos bancos públicos, mas é aberta a todos que queiram conhecer o ponto de vista dos bancários sobre o balanço do Banco do Brasil.

“Queremos mostrar, para todos que tenham interesse, que o Banco do Brasil e os demais bancos públicos são rentáveis e extremamente competitivos, além de desempenharem papel fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país”, afirmou O coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga, que, juntamente com a Conselheira de Administração do Banco do Brasil eleita pelos funcionários, Débora Fonseca, farão as ponderações do ponto de vista dos trabalhadores.

Antes deles, a economista Nádia Vieira de Sousa, do Dieese, será a responsável pela apresentação e análise técnica do balanço.

O debate será mediado por José Ricardo Sasseron, bancário aposentado do BB. Sasseron foi conselheiro fiscal e deliberativo, além de diretor de seguridade, da Previ. Também foi presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão e representante dos trabalhadores no Conselho Nacional de Previdência Complementar.

O evento não será retransmissão ao vivo pelas redes sociais, mas a participação é aberta a todos os interessados por meio do link disponível na programação abaixo.

A semana de debates sobre os bancos públicos será encerrada na sexta-feira (16), com o debate transmitido ao vivo sobre a autonomia do Banco Central e a revisão da Lei do Sistema Financeiro Nacional.

Veja abaixo a programação:

Dia 15 de abril, quinta-feira, às 19 horas
Análise do Balanço do Banco do Brasil
Link de acesso https://zoom.us/j/94124548557 ID da reunião: 941 2454 8557

Apresentação do Balanço:
Nádia Vieira de Souza – Economista e técnica do Dieese

Mediador:
José Ricardo Sasseron – Bancário aposentado do BB. Foi conselheiro fiscal, conselheiro deliberativo e diretor de seguridade da Previ, eleito pelos participantes. Foi presidente da Anapar – Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão e representante dos trabalhadores no Conselho Nacional de Previdência Complementar.

Participação:
João Luiz Fukunaga – Coordenador da Comissão de Empregados do Banco do Brasil e Secretário de Organização e Suporte Administrativo do Sindicato dos Bancários de São Paulo
Debora Fonseca – Conselheira de Administração do Banco do Brasil eleita pelos trabalhadores.

Dia 16 de abril, sexta-feira, às 19 horas
Debate sobre a autonomia do Banco Central