Diretor do filme estará presente na sessão de hoje(10)

A Associação Amigos do Cinema encerra sua última sessão do ano com o drama histórico: Legalidade. O filme será exibido no auditório do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região a partir das 20h, antes, às 19h30min será servido um coquetel. A atividade é aberta ao público. O diretor, Zeca Brito, estará na sessão para comentar o filme depois da exibição. Ele também é diretor do Instituto Estadual do Cinema (Iecine).

Os Amigos do Cinema fizeram uma parceira com o Sindibancários, por isso, todas às terças-feiras às 20h, são exibidos filmes no auditório da entidade, que fica localizada na Rua Sete de Setembro, 489, no terceiro piso.

SESSÃO DESTA TERÇA-FEIRA, DIA 10

LEGALIDADE

Produzido pela Prana Filmes, o longa-metragem foi o vencedor nas categorias de melhor direção (Zeca Brito), direção de arte (Adriana Borba), fotografia (Bruno Polidoro) e melhor ator, prêmio póstumo para Leonardo Machado, morto em setembro de 2018, aos 42 anos, em decorrência de um câncer.

O filme que foi lançado em setembro deste ano é ambientado no Brasil de 1961. O governador Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. Lutando pela constituição, mobiliza a população na resistência pela posse do presidente João Goulart. Em meio ao iminente golpe militar, uma misteriosa jornalista pode mudar os rumos do país.

Quando Jânio Quadros renuncia à presidência do Brasil, o vice-presidente João Goulart torna-se o sucessor natural ao cargo. No entanto setores da sociedade, liderados pelos militares, clamavam pelo impedimento da posse de Jango, temerosos de suas posições de esquerda. Liderado por Leonel Brizola (Leonardo Machado), o movimento Legalidade é criado para garantir a posse do vice-presidente, colocando grande parte do Rio Grande do Sul contra o núcleo do exército. Em meio à turbulência política e social, como pano de fundo, um triângulo amoroso é formado entre Cecília (Cleo Pires), Luis Carlos (Fernando Alves Pinto) e Tonho (José Henrique Ligabue).

Rodado em diferentes localidades do Rio Grande do Sul, o filme Legalidade ganhou quatro prêmios no 42º Festival Guarnicê de Cinema, em São Luís, no Maranhão.

________________________________________________
Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região