Assembleias em todo o país registraram índice de aprovação de 93% para a proposta de acordo

Bancários(as) de Santa Cruz do Sul e Região aprovaram, por ampla maioria, com 79,8% de aprovação, as propostas da Convenção Coletiva de Trabalho Nacional (CCT) e os acordos coletivos do Banrisul, Banco do Brasil e Caixa.  Nos acordos específicos, o Banrisul alcançou 93,6%, o Banco do Brasil 78,6% e a Caixa com 58,7% de aprovação.

Para este ano de 2020, o acordo assegura o reajuste salarial de 1,5% e o abono de R$ 2 mil reais; em 2021, está garantida a reposição do INPC acumulado no período (1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021) e aumento real de 0,5% para salários e demais verbas, como vale-alimentação e vale-refeição, assim como para os valores fixos e tetos da PLR.

A proposta prevê, ainda, a manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e dos acordos específicos do Banrisul, Banco do Brasil e Caixa por dois anos.

Este ano a Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2020 contou com inúmeras dificuldades. Covid-19, a doença do novo coronavírus, ameaçou os direitos por impedir aglomerações e as mobilizações de rua tão fundamentais nas lutas vitoriosas. E os banqueiros, como sempre, ameaçaram nas sucessivas rodadas de negociação com o que lhes era mais favorável: o tempo.

Porém, chegamos no 1º/9, com todos os direitos protegidos. Conforme o coordenador do Sindibancários João Carlos Heissler se o acordo não fosse fechado até o dia 31/8, o risco era perder direitos conquistados na história de lutas da categoria bancária.

A coordenadora do Sindibancários Mariluz Carvalho destacou o grande número de participação dos bancários e bancárias na votação online, com participação de 1/3 da base do Sindicado. “Essa participação da categoria é fundamental para o fortalecimento da nossa unidade de luta”, afirmou ela.

 

____________________________________________________________

Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região

Fernanda Almeida

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *