Bancários e bancárias do Rio Grande do Sul promovem Ato Nacional em Defesa dos Bancos Públicos na próxima sexta-feira, 4 de outubro, no Centro Histórico de Porto Alegre. A concentração será ao meio-dia, na Praça da Alfândega, onde fica a sede do Banrisul e da Caixa. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância das empresas públicas na vida das pessoas.
A manifestação é uma resposta das ruas às iniciativas de fatiamento dos bancos públicos, que atingem principalmente Banco do Brasil, Caixa e Banrisul. Este último teve a venda de ações suspensas recentemente, por conta da desvalorização que sofreram no mercado. Os demais, vêm sendo vendidos aos poucos em um projeto privatista que visa, primeiramente, enfraquecer as instituições.

Assim como Banco do Brasil e Caixa, o Banrisul é responsável por repassar dividendos ao Estado. De 2007 a 2018, o banco dos gaúchos repassou ao seu sócio, o governo do Estado, R$ 2,1 bilhões. Desde que a governadora Yeda Crusius vendeu 43% das ações do Banrisul, o Estado deixou de receber R$ 1,48 bilhão.

A Fetrafi-RS e os sindicatos dos bancários vêm fazendo diversos movimentos em defesa dos bancos públicos. Nesta terça-feira, 1º de outubro, representantes das entidades estiveram reunidos com o Sindiágua (foto) para discutir estratégias conjuntas contra a Proposta de Emenda Constitucional 280, que tramita na Assembleia Legislativa, para retirada da exigência de plebiscito popular sobre a venda do Banrisul, da Corsan e da Procergs.

Audiências públicas e debates se espalham pelo estado para discutir o tema. Parlamentares e sindicalistas buscam apoio nas prefeituras, câmaras de vereadores e até mesmo entre os empresários para defender a permanência do Banrisul como público, uma vez que a sua privatização pode ocasionar fechamento de agências, principalmente no interior, onde, em muitos municípios, é o único banco presente.

Na próxima segunda-feira, 7 de outubro, haverá o lançamento da Frente em Defesa da Soberania Nacional, composta por diversos sindicatos, movimentos sociais, parlamentares e demais interessados em fortalecer as empresas públicas. O evento ocorre na sede da Fetrafi-RS, às 18h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fetrafi-RS, com informações do SindBancários Porto Alegre e Região