Em assembleia, realizada durante esta última segunda-feira (25), os(as) funcionários(as) do Banco do Brasil (BB), da base do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região, aprovaram por unanimidade a participação na paralisação nacional, de 24h, que ocorre na próxima sexta-feira, dia 29 de janeiro.

A mobilização da categoria se dá em protesto contra o plano de reestruturação do Banco, que prevê a demissão de 5 mil trabalhadores, com a desativação de 361 unidades, entre agências, escritórios e Postos de Atendimento, ocasionando, diretamente, a redução dos caixas executivos. Os cortes não se justificam, na prática, já que, somente nos nove primeiros meses de 2020, o BB registrou um lucro líquido de R$ 10,189 bilhões de reais.

BB nos municípios

O papel do Banco do Brasil, dentro da importância dos bancos públicos, fica destacado quando se observa que 17,7% dos municípios brasileiros contam apenas com agências de bancos públicos. O BB tem 4.368 agências em todo o país. No Brasil, pouco mais da metade (58,1%) dos 5.600 municípios tem agências bancárias. Cidades que contam com apenas agências de bancos públicos são 17,7% do total, isto é, 990 municípios, que dependem exclusivamente de uma agência de banco público. A participação dos bancos públicos no crédito da região Norte e Nordeste do país chega a 90%.

_________________________________________________

Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região

Fernanda Almeida

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *