O governo neoliberal liderado pelo presidente Jair Bolsonaro não tem o apoio da população brasileira para privatização dos bancos públicos. Uma pesquisa revela que 59% dos entrevistados não querem que a Caixa e o Banco do Brasil sejam entregues à iniciativa privada.

Em outra pesquisa, o percentual de pessoas que não aceitam a ideia de terem o patrimônio público liquidado é de 49%, contra 22% que se dizem favoráveis. E em uma terceira pesquisa, o índice é ainda maior, chegando 60,6% das pessoas contra as privatizações.

Com as privatizações, o importante papel social dos bancos públicos será esvaziado, agravando ainda mais a situação econômica do país. Os financiamentos da casa própria e dos micros e pequenos produtores agrícolas, assim como o micro e pequeno empresário, serão fortemente atingidos, deixando milhões de pessoas em vulnerabilidade social.

Com a pandemia do coronavírus, a Caixa mostrou a importância do papel social de uma estatal para toda a sociedade. Mesmo com as dificuldades colocadas pelo governo que tenta ao máximo sucatear o banco, os empregados da entidade atenderam o compromisso com o país, e mesmo correndo riscos de contrair a doença, continuam se expondo na linha de frente para pagar o auxílio emergencial e outros benefícios sociais aos que mais necessitam.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia