Reunião temática com representantes da diretoria, na terça, 12/1, tem debates sobre dois acordos coletivos, eleição do Conselho administrativo, caixas e saúde

A partir das 13h30 da terça-feira, 12/1, começa mais uma reunião temática do Banrisul. Mas esta rodada de negociação entre a Comissão de Negociação do Comando Nacional dos Banrisulenses e representantes do Banrisul assumiu um ar de superterça.

O motivo é muito simples. Serão muitas pautas a serem debatidas com a diretoria do banco. E não serão pautas simples.

A superterça ficou assim conhecida na reunião da manhã da sexta-feira, 8/1, por videoconferência entre integrantes do Comando, funcionários do Banrisul de todo o Estado.

Dois dos temas sinalizam para desfecho de negociações coletivas. Os acordos coletivos de trabalho (ACTs) de ponto eletrônico e de teletrabalho já deverão ter redações para serem avaliadas pelos dirigentes sindicais.

A eleição para o Conselho de Administração também será pauta. O banco ficou de dar detalhes quanto a prazos de inscrição, eleição e modificações no edital. Na reunião de terça-feira, 5/1, o Comando apontou falhas legais no edital e o banco ficou no compromisso de corrigi-las.

Outra pauta muito importante diz respeito aos caixas. Lembramos que o artigo 39 do Acordo Coletivo de Trabalho Específico do Banrisul garante nove meses de gratificação de caixa para colegas que exerciam a função de forma fixa e que serão descredenciados.

O banco ficou de apresentar o dimensionamento dos caixas, estudo que vai indicar o perfil de agências e o número de caixas fixos que cada agência supostamente deve ter.

Outras pautas devem entrar em debates com o banco. Os temas Covid-19 e cuidados com a saúde estão sempre presentes. Também foi debatido e definido na reunião que o comando procurará o Banrisul e a Cabergs em busca de esclarecimentos e diálogo a respeito de uma mudança anunciada dias atrás no programa de aquisição de medicamentos (PROFARM).

Reunião da Superterça entre a Comissão de Negociação do Comando Nacional dos Banrisulenses e diretoria do Banrisul

Terça-feira | 12/1 | 13h30

Atenção para as pautas da reunião temática

> Apresentação de redação dos acordos coletivos do Ponto Eletrônico e Teletrabalho do Banrisul para avaliação.

> Eleição para o Conselho de Administração (CA) do Banrisul.

> Apresentação pelo banco de estudo do dimensionamento das agências bancárias para definição de número de caixas fixos por agência.

> Debate sobre a situação dos banrisulenses do grupo de risco.

Fonte: Imprensa SindBancários