Encontros por bancos e reunião dos banrisulenses ocorrem no mesmo dia

Os Encontros Estaduais do BB, da Caixa e Banrisul já têm data marcada. Serão realizados, conjuntamente, no dia seis de julho, sábado, das 9h às 18h, na sede da Fetrafi-RS, rua Cel. Fernando Machado, 820 – Centro Histórico, Porto Alegre. A 21º Conferência Estadual dos Bancários/as, deste ano, se dá em um contexto de ofensiva aos bancos públicos, com o aprofundamento dos ataques à categoria, devido à possibilidade de aprovação de uma reforma previdenciária que só beneficia os bancos, obrigando o trabalhador a ingressar em um modelo de poupança individual, sem a cobertura de auxílio doença/acidente, licença maternidade, pensão e demais benefícios, hoje assegurados pela Previdência Social.

Além disso, os trabalhadores dos bancos públicos, à exemplo do que acontece no setor privado, também estão sofrendo ameaças quanto à possibilidade de trabalho aos finais de semana, desconsiderando o período de descanso. O projeto de Lei 10436/19, de autoria do deputado David Soares (DEM-SP), prevê que os bancos públicos e privados devem abrir suas agências para o atendimento ao público aos sábados e domingos.

Os Encontros se fazem ainda mais importantes, nesse momento de conjuntura adversa para a categoria. Pela manhã, estão previstos dois painéis. O primeiro que será conduzido pelo sociólogo Clemente Ganz Lúcio, do DIEESE, abordará a conjuntura econômica no Brasil. Já o segundo, que está sob responsabilidade do Deputado Federal Henrique Fontana, irá tratar da atual situação do projeto da Reforma da Previdência, que está em apreciação no Congresso.

À tarde, durante a realização da Conferência, serão eleitos os delegados que participarão do Encontro Nacional dos Bancários, do Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal e do Encontro Nacional dos Funcionários do BB, que estão agendados para os dias 1 e 2 de agosto.

Fonte: Fetrafi/RS e Imprensa Seeb Pelotas