O debate sobre o teletrabalho com o Banrisul está na reta final. Nesta terça-feira, 15 de dezembro, a mesa do Comando Nacional dos Banrisulenses discutiu detalhes da regulamentação com o banco e a expectativa de ambos os lados é de que haja uma proposta finalizada no dia 22 de dezembro. Depois de concluída, a proposta será submetida a assembleias para que todos os banrisulenses decidam. Mais uma vez, porém, a mesa foi tomada pela discussão a respeito dos protocolos de prevenção à COVID-19.

Os representantes dos empregados do Banrisul conquistaram a garantia do banco de que os protocolos terão como critério as definições de bandeiras de acordo com o Gabinete de Crise do Estado. Ou seja, não serão levados em conta os decretos municipais. Essa foi considerada uma vitória pelo movimento sindical, no sentido de dar mais clareza ao cumprimento dos protocolos.

Para que não ocorram mais problemas de interpretação de instruções normativas, o Comando dos Banrisulenses também cobrou que o banco defina o cálculo de trabalhadores permitidos no trabalho presencial por agência, contabilizando os funcionários terceirizados, e que repasse as decisões de forma clara e direta aos gestores. Os dirigentes sindicais querem garantir o funcionamento das agências sem sobrecarregar trabalhadores, nem arriscar a saúde destes e dos clientes do Banrisul.

Capacitação

Antes do debate, a equipe da Universidade Corporativa apresentou os primeiros vídeos da capacitação EaD contratada pelo banco. Dicas sobre ergonomia e cuidados com a saúde mental devem entrar no conteúdo. A ideia do banco é conscientizar os seus empregados sobre como tirar proveito do home office sem prejudicar a saúde. Para isso, a Universidade Corporativa entrevistou banrisulenses e criou vídeos com depoimentos reais. Os cursos estão em fase de validação por parte do banco e dos representantes dos trabalhadores.

Última reunião do ano sobre teletrabalho
Terça-feira, 22 de dezembro, às 13h30
Fonte: Portal Bancários RS