Bancários(as) de todo o Estado, assim como a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região, somaram forças ao ato contra a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), no final da manhã de terça-feira (28), em Porto Alegre.

Diretoria do Sindibancários: Aldair Bandeia da Silva, Célia Zingler, João Carlos Heissler, Mariluz Carvalho, juntamente com a diretora da Fetrafi-RS Cristiana Garbinatto e diretores do Sindicatos: Vale do Caí e Santa Maria.

Conforme o coordenador do Sindibancários João Carlos Heisler, não podemos entregar as possibilidades de privatizações, assim como o Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul. “Retiraram o plebiscito com receio que não conseguiriam vencer essa batalha. O banco é dos gaúchos, não é do governador, por isso devem escutar a sociedade gaúcha”, afirmou.  Ele ainda lembrou dos grandes prejuízos das possíveis privatizações. “É de suma importância manter a luta firme e constante para que possamos mudar a onda liberal dessas entregas”.

Foto: Patrícia Schuster

Coordenador do Sindibancários, João Carlos Heissler. Foto: Patrícia Schuster

A manifestação foi convocada pela direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua/RS) e várias entidades sociais e sindicais. Servidores dos mais de 300 municípios atendidos pela Corsan deslocaram das suas localidades para integrar o ato que contou com mais de cinco mil manifestantes.

A marcha passou em frente à sede da Corsan, no edifício-sede do Banrisul, e terminou na Praça da Matriz, onde fica o Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa.

O movimento “RS pela Água” reuniu milhares de pessoas durante caminhada e ato para manter os serviços de saneamento públicos no estado. “Precisamos derrubar a privatização e mostrar que a comunidade quer a água para todos e não tratada como mercadoria”, acentuou o presidente do Sindiágua, Arilson Wünsch.

___________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa do Sindibancários com informações do SINDIÁGUA/RS