Seguindo a tradição que se repete desde o 1º Fórum Social Mundial (FSM), em 2001, os participantes do Fórum Social das Resistências se reúnem terça-feira (21), por volta das 17h, no Largo Glêrnio Peres, para dar início à marcha que marca a abertura do evento. Neste ano, o Fórum das Resistências – criado a partir do Fórum Social Mundial – aborda do tema “Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta”.
Entre os dias 21 e 25 de janeiro, o fórum vai trazer a Porto Alegre acadêmicos de diversas áreas, lideranças do meio ambiente e de movimentos sociais de diversas partes do Brasil e do mundo. Entre eles, a líder indígena e ex-candidata à vice-presidente na chapa encabeçada por Guilherme Boulos (PSOL), Sonia Guajajara (PSOL); a primeira mestra indígena formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pietra Dolamita; a ativista feminista negra Lilian Conceição da Silva; o economista Márcio Pochmann (PT); e o co-fundador da organização não-governamental Transparência Brasil, Chico Whitaker.
No dia 22, estão programadas as chamadas assembleias de convergência, que acontecerão em Porto Alegre e outras cidades da Região Metropolitana. No dia 23, serão promovidas os debates com convidados nacionais e internacionais. No dia 24, as questões elencadas nas assembleias de convergências serão debatidas na “assembleia dos povos”.
Nos dias 25 e 26 ocorrerá a reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, bem como várias atividades nos parques e praças de Porto Alegre. Durante a semana de atividades, também acontecem atividades culturais.
Fonte: Jornal do Comércio