O Fórum em Defesa da Água Pública de Santa Cruz do Sul, juntamente com o Sindiágua RS, vem manifestar a sua preocupação e também o seu repúdio às suspeitas levantadas pela vereadora Nicole Weber (PTB) em relação à qualidade da água da CORSAN em Santa Cruz do Sul. Ela assume uma postura leviana, para gerar pânico desnecessário, ao propor “estudo sobre a água da Corsan”.
Ora, há muitas décadas a população de quase todo o Estado do Rio Grande do Sul tem sido abastecida de água e tem o tratamento do seu esgoto realizado pela CORSAN (hoje isso ocorre em 317 municípios). Antes de usar a tribuna para um assunto tão sensível, deveria ter solicitado à CORSAN informações de como são realizadas as análises da água. Ao longo da história, nunca se encontrou motivos para colocar em dúvida este serviço. Muito pelo contrário: trata-se de uma água que passa constantemente por critérios de qualidade – inclusive, determinados por portarias da Organização Mundial da Saúde – e que nunca acarretou quaisquer tipos de problemas à saúde da comunidade. Portanto, por quê resolver colocar em xeque a água da “Corsan”?
Outro ponto que nos causa surpresa é que a representante do povo, enquanto Santa Cruz do Sul vivia um surto da doença, nunca se interessou em saber a causa. Somente teve algum interesse quando aconteceu com ela. Ou seja, os problemas da população em geral não importam a esta dita “representante” do povo?
Por fim, julgamos que a atitude da vereadora é mais uma tentativa de somar esforços à privatização da água, seja no município de Santa Cruz do Sul, onde o seu partido já fora derrotado no passado, seja no Estado, onde também o seu partido votou favoravelmente para que isso venha ocorrer.
O Fórum em Defesa da Água Pública é composto por entidades que têm compromisso e responsabilidade com a vida e a saúde das pessoas e tem legitimidade para se manifestar a respeito. Aliás, se hoje o município tem água pública, limpa e de qualidade, é graças à ação do Fórum que impediu a privatização da água durante o governo Kelly Moraes, do PTB. O Fórum reitera que água é um bem público, que, em hipótese nenhuma, pode ser privatizada. Àqueles e àquelas que se aliam a este projeto nada mais querem do que seguir dando vazão à política da fome, da miséria e da morte.

Fórum em Defesa da Água Pública de Santa Cruz do Sul e Sindiágua – RS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *