Nesta terça-feira, 1°de fevereiro, o Comando Nacional dos Banrisulenses voltou a se reunir com o banco para discutir sobre os protocolos de proteção contra a Covid-19. O comando cobrou novamente um número maior de testagens para os colegas bancários, especialmente para os lotados em agências pequenas ou em setores de grandes agências com casos diagnosticados. Neste ponto, em particular, o Banrisul não avançou e continua seguindo as orientações da portaria do Ministério da Saúde e o protocolo Covid do banco.

No entanto, outras reivindicações do Comando foram atendidas pelo Banrisul. O banco reviu protocolos com relação à higienização de agência, quando houver caso positivo da doença, sobre a necessidade do Passaporte vacinal e também sobre a obrigatoriedade do uso das máscaras dentro das agências, entre outros pontos.

Depois de ser exemplo nos protocolos de proteção à disseminação da Covid-19, o Banrisul passou a reduzir os cuidados, flexibilizando as medidas adotadas anteriormente, inclusive deixando de fechar agências com casos confirmados. Cedendo a pressão de diversos setores da sociedade e por recomendação da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que vem atuando da mesma forma com outros bancos. “O Banrisul mudou os protocolos unilateralmente. O sistema financeiro coloca o lucro acima de tudo e o Banrisul também. Num momento em que a pandemia avança em níveis alarmantes com novas variantes, o Banrisul regride”, critica a diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Côrrea.

Confira o retorno do banco sobre as reivindicações do Comando Nacional dos Banrisulenses apresentadas na reunião da última quinta-feira, 27:

– Limpeza/higienização da agência: quando houver caso positivo, será feita com a agência fechada;

– Passaporte vacinal: será reativado o vacinômetro e saíra orientação para a necessidade e importância do ciclo vacinal completo;
– Grupo de risco: será analisado caso a caso através do gabinete de crise. Os sindicatos devem mapear e encaminhar a Fetrafi-RS

– Banco fará comunicado sobre: a obrigatoriedade do uso das máscaras PFF2/N95, inclusive após fim do expediente externo, e o distanciamento dos clientes nas agências, com marcação no chão e nas cadeiras;

– Reforço de não realização de reuniões presenciais nos locais de trabalho e não visitas a clientes;

– Antecipação das Vacinas H3N2. O banco está em contato com laboratórios num esforço para antecipar vacinação;
Ar condicionado

Outro ponto debatido na reunião desta terça-feira foi o problema recorrente nos ares-condicionados das agências. Recentemente, uma agência do Banrisul no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, e outra em Viamão tiveram que ser fechadas em razão disso. O episódio da agência de Viamão inclusive ocorreu durante a forte onda de calor que atingiu o Estado no mês de janeiro. O Comando Nacional dos Banrisulenses cobrou uma ação do Banrisul para a realização de manutenção prévia dos aparelhos de ar-condicionado das agências, uma vez que o mês de fevereiro também registra temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul.

Fonte: portal Bancários  RS