A sigla LER

Lesões por Esforços Repetitivos - é a tradução de um termo internacional, criada para identificar um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões, nervos e articulações principalmente soa membros superiores (dedos, mãoes, punhos, antebraços e braços) e eventualmente membros inferiores e coluna vertebral (pescoço, coluna torácica e lombar), decorrentes de sobrecarga do sistema músculo-esquelético no trabalho.

Como adoecem os trabalhadores?

O processo de adoecimento dos trabalhadores tem relação com o modo de trabalhar, principalmente em função das exigências do mercado. De olho nos lucros, o capital prioriza a diminuição dos custos de produção, redução do emprego e aumento da produtividade. Para isso, introduz novas formas de organização, tecnologia e equipamentos desprezando as conseqüências para a saúde de quem trabalha.

Na prática, isso tem significado a limitação da autonomia dos trabalhadores sobre os movimentos do próprio corpo e redução de sua criatividade e liberdade de expressão com a execução de atividades repetitivas por tempo prolongado. As LER são formas de adoecimento relacionada a esse trabalho.

Organização do Trabalho

A organização do trabalho retrata a concepção da empresa e determina os procedimentos necessários para o seu desenvolvimento. Na maioria das vezes, a concepção predominante é obter alta produtividade com o menor número de trabalhadores, sem levar em conta os limites do trabalhador. na prática, isso representa jornadas prolongadas, sem pausas nem para necessidades fisiológicas, pressão de chefias para atingir metas de produtividade, autoritarismo, controle rígido de produção, sem considerar as diversidades, punições, diminuição do contingente de funcionários, horas extras freqüentes. As atividades operacionais são representadas por repetividade de movimentos, períodos prolongados, manutenção de posturas desconfortáveis, execução de várias tarefas ao mesmo tempo.

Busca por notícias:
Palavra: