O Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região completa 49 anos neste domingo, 19 de junho

No ano de 1973, em 19 de junho foi assinada a carta de fundação da entidade. Com base nesse documento que o aniversário do Sindibancários tem sido lembrado nesse dia. Com o passar dos anos, a base de atuação que era restrita ao município de Santa Cruz foi sendo ampliada. Hoje, o sindicato reúne 22 municípios e mais de 600 bancários(as) sindicalizados(as).

No sindicato os(as) bancários(as) são orientados sobre todos assuntos referentes a categoria, entre eles: área da saúde, atendimento jurídico, sobre acordos coletivos e na área trabalhista. Também encontram informações sobre temas como gênero, direitos dos trabalhadores, comunicação e formação. O Sindibancários faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Cruz do Sul, Conselho de Saúde, Comitê de Bacias Hidrográficas do Pardo, APESC, assim como outros que sejam relevantes para categoria.

A entidade também apoia diversos eventos de cultura do município e da região, como forma de fomentar a cultura local.  Um exemplo é a participação e apoio na Associação dos Amigos do Cinema, que realiza semanalmente sessões de filmes no auditório da entidade. Aberta a quem se interessar em participar.

O Sindicato dos Bancários possui diversos canais de comunicação: Site www.sindibancarios.org.br, Facebook: Sindibancários Santa Cruz, Twitter Sindibancários Santa Cruz do Sul e Região e Instagram: sindibancariossantacruz. A categoria também pode entrar em contato pelo e-mail sindibancarios@sindibancarios.org.br, WhatsApp (51) 99914-2641 e telefone (51) 3056-2351.

Nas ondas do Rádio o Sindibancários também se faz presente, através do programa Bom dia Bancário e Bancária, ao vivo pela Rádio Comunitária 105.9 FM. O programa produzido pelo Sindicato dos Bancários pode ser acompanhado toda sexta-feira, das 8h30min até às 9h30min.

Lazer e Cultura

O Sindibancários possui em sua sede, Salão de Festas no primeiro piso e auditório no terceiro piso, ambos disponibilizados aos associados.

Combativo e atuante

O Sindicato já nasceu combativo e de luta. Todos os direitos que os(as) bancários(as) acumularam até aqui foram obtidos com muita luta. Banqueiro nunca deu nada a ninguém, nem nunca dará.

É uma história repleta de lutas e conquistas importantes, que faz dos(as) bancários(as) referência enquanto uma das categorias mais organizadas e fortes nacionalmente. Com data base em 1º de setembro, o Sindicato atua representando as pautas da categoria nas Campanhas Salariais. Também segue no enfrentamento dos assuntos que tangem a retirada de direitos dos trabalhadores, entrega dos bancos públicos, ameaçados pelos projetos de privatizações.

Jornada de trabalho de seis horas, não trabalho aos sábados, auxílio-creche, licença maternidade de seis meses, licença paternidade de vinte dias, Participação nos Lucros e Resultados, vale refeição e alimentação são apenas algumas das conquistas acumuladas pelos trabalhadores ao lado dos sindicatos.

Durante a pandemia, muitos trabalhadores perceberam que os sindicatos têm um papel fundamental na organização da classe trabalhadora, como também na luta por uma sociedade justa e democrática e pela ampliação dos direitos individuais e coletivos. Nossa luta é constante!

__________________________________________________________

Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região