A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região está presente na atividade em Porto Alegre

Nesta terça-feira, 1º de junho, a Fetrafi-RS, o SindBancários POA e o Sindibancários Santa Cruz do Sul e Região, junto com os trabalhadores do Sindiágua/RS, estão fazendo mais um ato em defesa do plebiscito para a venda do Banrisul, da Corsan e da Procergs.

A manifestação teve início às 13h, na Praça da Matriz, no Centro de Porto Alegre. Em frente da Assembleia Legislativa, com carro de som e muita disposição, bancários(as), sindicalistas e trabalhores(as) estão defendendo o direito do povo gaúcho de escolher por plebiscito os destinos dessas três empresas públicas.

Entenda o que pode acontecer na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 1º/6

> A PEC 280/2019 está de novo na pauta da sessão plenária que começou às 14h na Assembleia Legislativa.

> Antes de ela ser votada, os deputados estaduais podem apreciar a RDI 34/2021. Esse Requerimento Diverso trata de uma das ve

rgonhas do primeiro turno de votação da PEC 80: a anulação pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), da questão de ordem do deputado Gerson Burmann (PDT) que questionou os votos de dois deputados estaduais.

> Neste segundo turno, o governador Eduardo Leite volta a precisar de 33 votos (três quintos) dos votos dos 55 parlamentares para aprovar a PEC 280.

> Se ele conseguir, o próximo passo será o seguinte: o governo do estado envia um Projeto de Lei para privatizar o Banrisul, a Procergs e a Corsan que precisa de maior dos votos parlamentares (28 dos 55 votos).

Por que o primeiro turno da PEC 280/2019 ficou conhecido como a votação da vergonha?

> O deputado Dirceu Franciscon (PTB) votou não, contra a PEC 280, mas seu voto foi computado como sim.

> O deputado Neri o Carteiro (Solidariedade) não estava presente na sessão, mas teve seu voto contado como sim.

> O governador Eduardo Leite cedeu à pressão de deputados da base governista, especialmente do Partido Novo, e rebaixou a bandeira de preta para vermelha do isolamento, atendendo a pedido de liberação das aulas.

> O governador Eduardo Leite reuniu deputados de sua base e ofereceu um kit asfalto em troca da garantia dos 33 votos necessários para atingir a proporção de três quintos dos deputados para aprovar a PEC 280/2019.

Leite trocou a vida de mais de 3 mil gaúchos, que morreram de Covid-19 desde 27 de abril, pela aprovação da PEC 280/2019.

__________________________________________________________
Assessoria de Imprensa do Sindibancários SCS e Região