Os empregados e as empregadas do Banco do Brasil se reuniram em plenária virtual nesta quarta-feira, 27 de janeiro, para debater sobre a paralisação contra a reestruturação e o sucateamento do Banco, marcada para amanhã, 29. “Não foram os sindicatos que decidiram, foi a categoria que chamou a gente para a greve. Isso ficou muito claro nas assembleias”, afirmou Cristiana Garbinatto, diretora da Fetrafi-RS.

A ideia é colocar carros de som nas ruas, realizar piquetes nas agências e distribuir carta aberta à população para informar sobre o desmonte do BB. Todas as ações, conforme reforçado na plenária, serão realizadas com todos os cuidados sanitários que o momento de pandemia exige. Além disso, será feita uma campanha de esclarecimento em rádio e TV.

Para os dirigentes sindicais é fundamental fazer com que a categoria tome consciência das consequências da reestruturação. Calcula-se que 5 mil empregados e empregadas do Banco serão demitidos. “Não há meritocracia que garanta posição ou condição de ninguém neste momento. Todos serão prejudicados”, destacou Andrei Freitas Teixeira, diretor do SindBancários Porto Alegre e Região.

“Falta empatia e humanidade ao Banco. Chegou o momento em que não devemos mais ter medo”, frisou Rogério Rodrigues, também do SindBancários POA. Cabe ressaltar que colegas perderão suas comissões a partir de 15/02 e os caixas do grupo de risco, em home office, já terão seus salários reduzidos. A recomendação a todos que estão trabalhando remotamente é para não darem entrada no ponto neste dia 29.

Mobilização nos municípios

Uma das ideias apresentadas na plenária foi a busca por apoio nas Prefeituras e Câmaras Municipais. A exemplo do movimento contra a privatização do Banrisul, os dirigentes sindicais e empregados(as) do BB devem entrar em contato com vereadores e outros políticos para expor a situação e destacar as perdas que os municípios, principalmente os menores, terão com o fechamento de agências ou a transformação delas em postos.

O movimento sindical ainda desconhece quais unidades serão fechadas ou modificadas, pois o Banco tem como política não revelar essas informações. Por isso, a diretora da Fetrafi-RS Priscila Aguirres ressaltou, durante a plenária, que é de suma importância que os colegas fiquem atentos em suas agências e busquem descobrir quais virarão postos de atendimento, para contribuir na coleta de dados.

A Fetrafi-RS encaminha hoje, 28, uma correspondência às prefeituras municipais do Estado, na qual alerta sobre os riscos do plano de reestruturação do Banco. Leia o texto do ofício:

“O Banco do Brasil anunciou um amplo plano de reestruturação, com milhares de demissões e o fechamento de agências em todo o País. A agência localizada em sua cidade corre risco!
Agente financeiro do Governo Federal, o BB sempre tem um papel chave no desenvolvimento da economia brasileira. Principal executor das políticas de crédito rural e industrial, é ele que financia os agricultores familiares, através do Pronaf, e a agricultura em geral, através do Plano Safra, além de proporcionar linhas de crédito aos pequenos empreendimentos, por meio de programas como o Pronamp, e à economia local como um todo. Sem agência na cidade, milhares de correntistas serão alijados de acesso aos serviços prestados pela instituição, com prejuízos enormes para todos.

Estamos construindo uma mobilização nacional em defesa dos empregos e contra o fechamento de Agências. Principalmente neste momento, com uma Pandemia que já vitimizou milhares de cidadãos, esta ação do Banco do Brasil tornará mais grave a situação econômica e dificultará a sua retomada. Promovendo mais demissões e perda de renda dos trabalhadores bancários e terceirizados.

Um impacto tão profundo nestes setores trará, também, grandes perdas para a economia local e para a própria arrecadação da Prefeitura.

Por isto, colocamo-nos à disposição para somar forças e evitar tamanho retrocesso para a sua cidade e para o País.”

Se você não acompanhou a plenária desta quarta-feira, pode assisti-la no YouTube pelo link
https://www.youtube.com/watch?v=Mu4lE4jeXuM&ab_channel=FetrafiRS ou no Facebook da Fetrafi-RS: https://fb.watch/3iomG9Nm2t/

Fonte: Portal Bancários RS