O Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região completa 48 anos neste sábado, 19 de junho

No ano de 1973, em 19 de junho foi assinada a carta de fundação da entidade. Com base nesse documento que o aniversário do Sindibancários tem sido lembrado nesse dia. Com o passar dos anos, a base de atuação que era restrita ao município de Santa Cruz foi sendo ampliada. Hoje, o sindicato reúne 22 municípios e mais de 600 bancários(as) sindicalizados(as).

No sindicato os(as) bancários(as) são orientados sobre todos assuntos referentes a categoria. Recebem orientação na área da saúde, atendimento jurídico em processos administrativos e na área trabalhista. Também encontram informações sobre temas como gênero, direitos dos trabalhadores, comunicação e formação. O Sindibancários faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Cruz do Sul, promovendo atividades que abordam a saúde e a violência contra a mulher.

A entidade também apoia diversos eventos de cultura do município e da região.  Um exemplo é a participação e apoio na Associação dos Amigos do Cinema, como também incentiva promoções culturais como forma de fomentar a arte e a cultura da região.

O Sindicato dos Bancários possui diversos canais de comunicação: Site www.sindibancarios.org.br, Facebook Sindibancários Santa Cruz, Twitter Siindibancários Santa Cruz do Sul e Região. A categoria também pode entrar em contato pelo e-mail sindibancarios@sindibancarios.org.br, WhatsApp (51) 99146-2720 e telefone (51) 3056-2351.

Nas ondas do Rádio o Sindibancários também se faz presente, através do programa Bom dia Bancário e Bancária, ao vivo pela Rádio Comunitária 105.9 FM. O programa produzido pelo Sindicato dos Bancários pode ser acompanhado toda sexta-feira, das 8h30min até às 9h30min.

Combativo e atuante

O Sindicato já nasceu combativo e de luta. Todos os direitos que os(as) bancários(as) acumularam até aqui foram obtidos com muita luta. Banqueiro nunca deu nada a ninguém, nem nunca dará.

É uma história repleta de lutas e conquistas importantes, que faz dos(as) bancários(as) referência enquanto uma das categorias mais organizadas e fortes nacionalmente, atuando no enfrentamento de pautas como a retirada de direitos dos trabalhadores, entrega dos bancos públicos, ameaçados pelos projetos de privatizações.

Conquistas

Da conquista da jornada de 6 horas, em 1933, à luta pelo piso salarial, criação do instituto de aposentadoria (IAPB) e estabilidade aos dois anos (vigorou de 1934 a 1943), até a criação da PLR em 1995, a 13ª cesta-alimentação, em 2007, passando ainda pela redução da jornada da portaria (1955), reconquista de direitos trabalhistas cassados por atos de governo (aposentadoria por tempo de serviço em 1958), extinção do trabalho aos sábados, auxílio-refeição em 1970 e outras, houve greves, batalhas jurídicas e políticas – líderes até morreram, vítimas de governos assassinos. Esses são marcos históricos, fatos definitivos dessa trajetória dos(as) bancários(as). Manter esses acontecimentos sempre na memória, não como simples lembranças, mas como uma força viva dos(as) trabalhadores(as) organizados(as), é tarefa ideológica das mais importantes.

__________________________________________________________