A luta contra a PEC 280/2019 se intensifica neste sábado, 22, com a carreata contra a PEC 280, em Santa Cruz do Sul.

A concentração será às 14h, na lateral da Oktoberfest, em frente ao Centro Cultural 25 de julho. Sindicatos de Bancários do Interior do estado também se mobilizarão para mudar votos de deputados e acabar com as intenções do governador Eduardo Leite de entregar o Banrisul, a Corsan e a Procegers, retirando o plebiscito para a venda da Constituição Estadual.

Na concentração, os Sindicatos de Bancários: Santa Cruz do Sul e Região, Cachoeira do Sul, Lajeado e Rio Pardo e Região, assim como o Sindiágua/RS, que também se soma na luta, vão arrecadar alimentos para doação a comunidades em situação de vulnerabilidade social. Por isso, as entidades solicitam aos participantes da carreata que levem 1kg de alimento não perecível, além de álcool gel e máscara para proteção durante a atividade.

Roteiro da carreata

Saída na Av. Independência, (Centro Cultural 25 de julho) passando pela Oscar Jost, João Pessoa, Rua Tenente – Coronel Brito (Corsan), até a Senador Pinheiro Machado, Marechal Floriano, contornando pelo marco do Imigrante, e entrando na Marechal Deodoro até o Banrisul.

PEC 280

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 280/2019, que altera a constituição estadual eliminando a obrigatoriedade de plebiscito para uma possível venda do Banrisul, da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) e da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), continua na mira do governo.

No auge da pandemia do coronavírus, quando os olhos deveriam estar voltados para salvar vidas, o governador trabalha para entregar o patrimônio público, sem ouvir o povo gaúcho, à iniciativa privada.

Retirar o plebiscito é eliminar da Constituição Estadual a participação popular no processo de decisão da venda dessas empresas públicas e deixar livre o caminho para liquidar o patrimônio do povo gaúcho, Banrisul, Corsan e Procergs.

De acordo com dados do DIEESE, as três empresas na mira do governo vêm prestando bons serviços e ainda trazendo ganhos e não perdas para os cofres públicos. Portanto, a quem serve privatizar o que funciona e dá lucro em um estado imerso em uma crise sem fim?

Conforme a coordenadora do Sindibancários, Mariluz Carvalho é importante que todos os setores estejam unidos nesta luta, que é de todos. “Precisamos intensificar nossos esforços para esta ameaça de privatização ao patrimônio público dos gaúchos. Vamos envolver o máximo possível de segmentos pedindo apoio a essa luta, que é tão justa e necessária, assim como estas empresas que são imprescindíveis ao estado”, destacou.

___________________________________________
Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região

Fernanda Almeida

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *