SINDIBANCÁRIOS

SANTA CRUZ E REGIÃO – CUT

O Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região foi fundado em 19 de junho de 1973. A atuação do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região é voltada tanto para as questões específicas da categoria como também pela busca de uma sociedade melhor. Tem como finalidade defender os interesses econômicos, sociais, profissionais, políticos e culturais dos bancários. Também lutar pelo cumprimento dos direitos dos trabalhadores, especialmente aqueles referentes à proteção ao trabalho e à preservação da saúde. A defesa dos bancos públicos e o respeito aos seus funcionários são lutas constantes do Sindicato, exigindo o cumprimento do papel social dos bancos públicos e melhores salários.

A diretoria atual é composta por 24 bancários e bancárias de bancos públicos e privados. A eleição ocorre a cada três anos. Os diretores integram o Conselho Deliberativo que é composto pelo Colegiado Executivo, Conselho Fiscal e os respectivos suplentes.

A base territorial do Sindibancários é composta por 22 municípios: Arroio do Tigre, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Candelária, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, General Câmara, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Passa Sete, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Taquari, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

O Sindicato é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Está organizado em âmbito estadual e nacional através da filiação à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS (Fetrafi/RS) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT).

No Sindicato, os bancários são orientados sobre saúde e recebem atendimento jurídico em processos administrativos e na área trabalhista. Também encontram informações sobre temas como gênero, direitos dos trabalhadores, comunicação e formação. Também está envolvido na promoção de atividades que abordam saúde e violência contra a mulher. Faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santa Cruz do Sul, do Conselho Municipal de Saúde e participou na mobilização que levou à criação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Santa Cruz do Sul (CEREST/Vales). Faz parte da criação da Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul – 105.9 FM e também da Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária – ABRAÇO RIO GRANDE DO SUL.

A área da Comunicação recebe bastante destaque, onde é elaborado o Jornal Desperta Bancário, distribuído aos bancários e bancárias de toda a base. Também produz programa de rádio – Bom dia Bancário e Bancárias – todas sextas-feiras das 8:30 até 9:30 (Rádio Comunitária 105.9FM). Também tem página no Facebook – Sindibancários Santa Cruz e site: www.sindibancarios.org.br.

Como forma de integração, o Sindicato realiza todos os anos o Jantar Baile dos(as) Bancários(as), em homenagem a data – 28 de agosto (Dia do Bancário e da Bancária). Também realiza outros eventos, como palestras, cursos e atividades de interação com a categoria.

O Sindicato é o espaço onde, historicamente, a categoria se organiza para manter e conquistar direitos!