Essa e outras mudanças fazem parte de plano de reorganização apresentado nesta segunda

A diretora da Fetrafi-RS Cristiana Garbinatto, funcionária do Banco do Brasil, participou nesta segunda-feira, 29 de julho, de uma videoconferência da comissão de funcionários da Empresa com representantes do Banco em Brasília sobre a reorganização anunciada pelo BB. As mudanças são a continuação de um movimento iniciado em 2016.

A adequação das dependências mexerá em praticamente todo o Banco, segundo o negociador do BB, Marcelo Lourenço. Entre outras coisas, vai redimensionar estruturas na Sede, áreas de apoio e rede, com ajuste em 2,2% do total do quadro, sendo 3,1% das áreas meio e 1,8% no varejo. Nas agências, 1.505 terão ampliação do número de funcionários e 1.765, redução. No total, o Banco do Brasil acabará com 2,3 mil postos de trabalho.

Além disso, a reorganização fará ajustes na abrangência de superintendências, unificando algumas como a Super Maranhão e Piauí; vai reclassificar o nível de agências, rebaixando 634 e elevando 76; transformará 333 agências em Postos de Atendimento (excluindo o cargo de gerente geral) e promoverá 49 postos em agências. Isso para citar algumas das mudanças previstas.

“É uma mistura de Plano de Demissão Voluntária com Plano de Aposentadoria Antecipada. Todos os funcionários podem aderir, mas somente os que estiverem em praças com excesso serão validados. Para isso, o Banco abrirá a possibilidade para os interessados de permuta para essas praças e agências”, explica Cristiana.

Deve acontecer, ainda, uma movimentação especial para os comissionados em lateralidade ou descenso. Não será aberta possibilidade de ascensão até a finalização do processo e serão flexibilizadas todas as travas de remoção dos funcionários.

Quem aderir ao Plano receberá um salário por ano trabalhado até o limite de 7,8 salários para quem tem até 20 anos de empresa. Quem possui mais de 20 anos, receberá 9,8 salários. O piso
será de R$ 20 mil e o teto de R$ 200 mil.

Haverá dispensa de ressarcir bolsas recebidas ou vantagens de nomeação/remoção. Para quem sair antes de conquistar o direito de permanecer no plano de saúde, o BB pagará um ano de Cassi Família (inclusive para dependentes já cadastrados).

A comissão de funcionários reivindicou a recolocação de todos os descomissionados, inclusão de VCP para Caixas, remoção compulsória somente na mesma cidade, realização das homologações nos sindicatos e manutenção dos delegados sindicais em suas dependências.

 

Fonte: Fetrafi-RS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *