Acordo foi aprovado na noite desta quinta-feira, 12

Em assembleia virtual realizada durante o dia de ontem, 12 de setembro, os bancários e bancárias da Caixa, da base do Sindibancários, aprovaram, com 66,2% dos votos, a nova proposta do Acordo Coletivo de Trabalho do banco, no âmbito da Campanha Nacional dos Bancários 2024. O processo de votação foi realizado pelo sistema próprio de votação do Sindicato e contou com a participação de 74 funcionários(as), onde 49 votos foram favoráveis, contra 24 e apenas 1% de abstenção.

O documento será assinado na segunda-feira (16), a partir das 14h, e o banco prometeu efetuar o crédito da parcela de antecipação da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) na terça-feira (17).

Até a noite de ontem, das assembleias que já haviam apurado os resultados, das 140 bases sindicais do país, 107 tinham aprovado o acordo, incluindo São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Ceará, Florianópolis e Porto Alegre, que são as maiores bases sindicais da Caixa no país.

Em linhas gerais, o texto aprovado prevê Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) reconhecendo Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado, ou gratificação de função (CTVA), porte e Adicional Pessoal Provisório de Adequação ao PFG (APPA) na incorporação da gratificação após 10 anos na função; possibilidade de redução da jornada, sem redução de salário, para pais de PcD/TEA; discussão sobre a manutenção do plano pós-aposentadoria para contratados pós-2018 e sobre o fim do teto de gastos do Saúde Caixa no estatuto, dentre outra cláusulas.

________________________________________________________