Os bancários e bancárias da base do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região aprovaram, em assembleia virtual realizada nesta terça-feira, dia 13, aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com o Banco Itaú e demais empresas do grupo. A votação ocorreu pelo site do Sindicato, das 8h às 20h e obteve 100% de aprovação.
O acordo garante uma série de avanços e proteções aos trabalhadores, com destaque para medidas voltadas à gestão ética das relações de trabalho, à regulamentação do teletrabalho, ao controle da jornada, além de benefícios nas áreas de educação e saúde.
Entre os principais pontos aprovados estão regras explícitas para a fiscalização do trabalho, especialmente no home office; o reconhecimento formal do regime de teletrabalho, com garantias e reajuste da ajuda de custo; sistema alternativo de ponto eletrônico; banco de horas com regras mais claras; programa de bolsas de estudo com reajuste; criação do Programa de Acolhimento para trabalhadores afastados por motivo de saúde; e a instituição da Mesa Bipartite, que assegura a participação do Sindicato em discussões sobre reestruturações e fechamento de agências.
Para a diretora do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região, Elisângela Wendt, o resultado da assembleia reflete a importância da organização coletiva. “São garantias importantes que trazem mais transparência, proteção e respeito às condições de trabalho, especialmente diante das mudanças impostas pelo teletrabalho e pelas novas tecnologias”, destacou a dirigente.
Bolsa educação
O programa de bolsas de estudo prevê a concessão de 5.500 bolsas de graduação ou pós-graduação, sendo 1.000 destinadas a empregados PCDs e 500 para trabalhadores das demais empresas do grupo. O benefício teve reajuste de 5,22% (INPC mais 1% de aumento real) e passará a cobrir 70% da mensalidade, com limite de R$ 631,32 por mês.
Com a aprovação do acordo, os empregados receberão já na próxima semana as informações do banco sobre o cronograma de inscrições, análise e pagamento do auxílio. É importante ficarem atentos aos prazos.
O Sindicato reforça que seguirá acompanhando a implementação do acordo e orientando os bancários e bancárias da base sobre seus direitos.
___________________________________________________
Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região
Fernanda Almeida




Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!