O Conselho Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, RS aprovou, por unanimidade,  em reunião ordinária no dia 25 de junho de 2024 pela necessidade urgente do arquivamento do PL1904/2024.

A deliberação analisou que o aborto legal, em vigor desde 1940, deve ser realizado pelo Sistema Único de Saúde a qualquer tempo durante a gestação sem criminalizar profissionais de saúde e nem as mulheres e as meninas. O atentado à vida, à saúde  física e psíquica das mulheres e meninas através de criminalização na realização de aborto legal  é um atentado à saúde pública coletiva de mais de 50% da população brasileira que são as mulheres. As meninas de 10 a 14 anos são vítimas de 50%  de estupros ocorridos contra as mulheres e para agravar, a maioria no ambiente doméstico.

Estuprador não é pai!

Criança não é mãe!

Não ao PL dos estupradores!

Pelo arquivamento do PL 1904/2024!

Juliano

Presidente do Conselho Municipal de Saúde