Plebiscito Popular Sobre as Privatizações no RS ocorreu entre 16 e 24 de outubro
No total de votos online e presenciais, 90.265 pessoas participaram da votação do Plebiscito Popular sobre as Privatizações no RS. A ampla maioria disse não às privatizações promovidas por Eduardo Leite (PSDB) no estado e por Bolsonaro (sem partido) no país.
Na avaliação da coordenação estadual, o voto de quase 100 mil pessoas, num plebiscito organizado pelos movimentos populares, sem recursos financeiros e sem publicidade na grande mídia, mostra que a sociedade quer participar das decisões do Estado todos os dias e não ser chamada a votar apenas a cada quatro anos.
Participantes do Comitê Estadual destacaram a riqueza do diálogo realizado com a população gaúcha. “Percebemos que muitas pessoas não sabiam que a Corsan estava sendo privatizada. O resultado do plebiscito explica por que o governo Leite tirou a consulta da Constituição. Quando o povo tem a oportunidade de se manifestar, ele defende o patrimônio e os serviços públicos.”
Veja o resultado
Total de Participantes: 90.265 (Votos Válidos do Decidim mais total presencial)
Cidades com votação presencial: 91 municípios de 24 Regionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes)
1) Energia elétrica, água, saneamento, saúde, transporte coletivo, correios são serviços públicos essenciais ao povo. Você concorda com a entrega destes serviços para empresas privadas?
Não – 85.958
Sim – 3.777
Brancos – 91
Nulo – 439
2) Banrisul, Corsan, Procergs, CRM, Sulgas, Eletrobras, Banco do Brasil, Petrobras, Caixa, Trensurb e Carris são patrimônio público e prestam serviços essenciais ao nosso desenvolvimento. Você concorda que este patrimônio seja entregue para empresas privadas?
Não – 86.402
Sim – 3.319
Brancos – 34
Nulo – 410
3) Você concorda que o governador entregue o patrimônio público sem ouvir a população?
Não – 87.689
Sim – 2.044
Brancos – 118
Nulo – 414
A Live de anúncio e balanço do resultado pode ser olhada na página do SindBancários no facebook.
https://www.facebook.com/SindBancarios.PoA
Para fazer o balanço, participaram da transmissão de ontem (3), o vice-presidente da CUT-RS, Everton Gimenis, a diretora da Fetrafi-RS, Ana Furquim, o diretor da Federação dos Metalúrgicos do RS, Milton Viário, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Corsan, deputado estadual Jeferson Fernandes e as coordenadoras dos Comitês Municipais do Plebiscito Maria Celeste (Porto Alegre), Piccola Veadrigo (Caxias do Sul) e Letícia Veloso (Viamão).
Fonte: Brasil de Fato com edição do Sindibancários
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!