A luta contra a PEC 280/2019 se intensificou neste sábado, 22, com a carreata contra a PEC 280, em Santa Cruz do Sul

Os Sindicatos de Bancários: Santa Cruz do Sul e Região, Cachoeira do Sul, Lajeado e Rio Pardo e Região, assim como o Sindiágua/RS, que também se somou na luta, mobilizaram trabalhadores(as) do Banrisul,Corsan e Procergs neste sábado(22) e mostraram que vão manter a luta contra a retirada do plebiscito da Constituição Estadual.

Desde 2019 parada na Assembleia Legislativa, a PEC 280 voltou à pauta durante a pandemia puxada por deputados da base do governador Eduardo Leite. A proposta retira da Constituição gaúcha o plebiscito popular para a venda das três empresas públicas, o que tem unido os funcionários das empresas, parlamentares de oposição e centrais sindicais numa intensa articulação.

A carreata

A carreata é um recado para o governador e para os deputados da base, e ilustra bem a mobilização contra a PEC 280.

Com concentração na Oktoberfest, teve a participação de diversos Sindicatos de Santa Cruz do Sul e Região e também da Federação dos Bancários, representada pela diretora Denise Falkenberg. Lideranças políticas também fizeram seus discursos em defesa das empresas públicas.

Na ocasião, também foi instalado um posto de coleta de alimentos para doação. Mais de 100 carros percorreram diversos pontos da cidade até a agência do Banrisul (centro), onde terminou a manifestação que cumpriu os protocolos de segurança.

____________________________________________