Banco divulgou fato relevante no qual fala em “reorganização institucional”

O Banco do Brasil divulgou fato relevante nesta segunda-feira, 29 de julho, sobre “um conjunto de ações para a reorganização institucional”. Dentre as ações, estão revisão e redimensionamento da estrutura organizacional do BB na direção geral, superintendências, órgãos regionais e agências.
O Conselho de Administração aprovou o Programa de Adequação de Quadros (PAQ) para, segundo o comunicado oficial, “otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando situações de vagas e de excessos nas unidades do Banco”.
Na prática, segundo a diretora da Fetrafi-RS e funcionária do Banco Cristiana Garbinatto, trata-se de mais um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para reduzir ainda mais a estrutura do BB com o objetivo de entregá-lo à iniciativa privada. “Isso é extremamente prejudicial para que o Banco consiga manter a sua condição de público, transfere uma boa parte dos nossos clientes e dos nossos serviços para os bancos privados. É entreguismo”, ressalta.
A Fetrafi-RS está acompanhando a situação nas agências e participa de reunião hoje com o Banco para entender como ficará a situação dos funcionários. “Nós teremos descomissionamentos em vários niveis, inclusive o gerencial, outros colegas ficarão sem vaga mesmo”, adianta Cristiana.
Para “acelerar a transformação digital”, o BB irá criar uma Unidade de Inteligência Analítica. Promete, ainda, criar 42 novas Agências Empresas até outubro, transformando 333 agências em Postos de Atendimento Avançado (PAA) e 49 PAAs em agências.