Próximo encontro está marcado para o dia 18 de setembro

Dirigentes sindicais sugeriram à Superintendência de RH que transição para modelo mais comercial não cause prejuízos financeiros nem à saúde dos caixas.
Muitos colegas bancários do Banrisul que exercem as funções de caixa têm entrado em contato com a Fetrafi-RS, SindBancários e Sindicatos do Interior para relatar uma mesma preocupação em todo o Estado. A mudança de cultura de atendimento bancário faz os caixas do Banrisul uma função que causa estresse e apreensão a quem a desempenha. Se a cultura muda, o Banrisul precisa se adaptar para proporcionar uma transição segura e tranquila para os trabalhadores.

Os dirigentes sindicais saíram da reunião com o compromisso por parte do banco de fazer um estudo para apurar a realidade da situação. Uma próxima reunião foi agendada para a quarta-feira, 18 de setembro.

Em resumo, o banco, em vez de promover a adaptação de colegas para outras funções, resolveu criar o caixa eventual. Praticamente, qualquer colega pode assumir a função. Essa mudança na rotina ocorre porque o banco está em fase de reestruturação há bastante tempo.

Por isso, dirigentes da Fetrafi-RS, do SindBancários e de Sindicatos do Interior estiveram com o Superintendente de Recursos Humanos do Banrisul, Gaspar Saikoski. Os dirigentes sindicais saudaram a abertura de negociação e cobraram o respeito a um processo de adaptação dos colegas, sobretudo daqueles que desempenham a função de caixa há muitos anos.

Repercussões na vida

A diretora da Fetrafi-RS Denise Falkenberg Corrêa, alerta para a repercussão dessas mudanças na vida das pessoas e os efeitos sobre a saúde. “O banco está diminuindo o número de caixas nas agências. Há colegas caixas que estão há muito desempenhando essa função. Só fizeram isso. É preciso levar em conta nessas mudanças as repercussões na vida das pessoas, porque até o salário muda”, avalia Denise.

A diretora de formação da Fetrafi-RS Ana Maria Betim Furquim reforçou as dificuldades enfrentadas pelos banrisulenses, principalmente no interior do estado, onde o número de funcionários é cada vez menor. O diretor Sérgio Hoff também participou da reunião.

Fonte: Imprensa SindBancários com edição do Sindibancários