Após intensa cobranças do movimento sindical pela proteção da saúde da categoria e dos clientes, através do Comando Nacional dos Bancários, o Itaú adotou algumas medidas para combater a pandemia causa pelo coronavírus.

O banco anunciou a compra de máscaras e álcool gel para os empregados e afastou os que se encontram no grupo de risco para a Covid-19. Além disso, o 13º salário integral de todos os funcionários foi antecipado para abril e as demissões foram suspensas até o fim da pandemia, exceto em casos de justa causa e desvios éticos.

Além de ter implantado o trabalho remoto (home office), o Itaú também reduziu o horário de atendimento das agências, que agora é das 10h às 14h, utilizando contingenciamento no acesso de clientes e usuários ao interior das agências, com número máximo de pessoas dentro das unidades.

Outras ações já implementadas pelo Itaú são a veiculação de campanhas de mídia para diminuir a procura pelo atendimento presencial e o rodízio de bancários nas agências. Apesar das medidas tomadas, a cobrança por melhorias para proteger o funcionalismo e correntistas será reforçada.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia