Fruto da luta do movimento sindical, a PLR é um direito garantido aos bancários na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). A categoria vai receber a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados em março deste ano. A primeira parcela foi paga aos trabalhadores até setembro de 2019.

O atual acordo prevê que os bancos privados têm até 3 de março deste ano (referente ao exercício 2019) para pagar o benefício. Já os empregados da Caixa devem receber a PLR até 31 de março. Para os funcionários do BB, a parcela, referente ao 2º semestre de 2019, sai em até dez dias úteis após a data de distribuição dos dividendos ou JCP-Juros sobre Capital Próprio aos acionistas.

Em 1995, os bancários foram os primeiros trabalhadores a conquistar o direito à PLR previsto na CCT. A categoria garantiu o valor adicional ao benefício na campanha salarial de 2007. Outro avanço aconteceu em 2013, quando os funcionários conquistaram o direito à PLR sem IR para determinados valores e, a partir destes, descontos progressivos.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *