O Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região aproveita a data para parabenizar e lembrar o papel fundamental da categoria. Em plena pandemia, os(as) bancários(as) de instituições públicas e privadas seguiram na linha de frente.

Diante da maior crise sanitária mundial da nossa geração, os(as) bancários(as) continuaram trabalhando para atender grandes e pequenas empresas e a população em geral. A atividade bancária também foi fundamental para garantir o pagamento do auxílio emergencial e tantos outros serviços. Diante desse cenário, torna-se cada vez mais importante reconhecer o papel fundamental dos mais de 400 mil bancários(as) do país.

Os(as) bancários(as) comemoram neste sábado, em 28 de agosto, uma data histórica – o Dia do(a) Bancário(a), nascido da mobilização da categoria e que se mantém como referencial para a intensificação da luta nas campanhas salariais dos trabalhadores das instituições financeiras públicas e privadas.

A data de 28 de agosto remete à deflagração da primeira greve nacional dos bancários, em 1951, por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Desde então, a data passou a ser vista pelos trabalhadores como dia de comemoração dos sucessos alcançados pela categoria com seu movimento de âmbito nacional e também como dia de fortalecimento da organização e da luta por novas conquistas.

Além de celebrar o Dia do Bancário é importante reafirmar o compromisso dos sindicatos de bancários com a construção de um sindicalismo combativo, que luta pelos direitos da categoria. O Sindicato atua diretamente na proteção dos trabalhadores e na defesa dos bancos públicos, como parte extremamente necessária na retomada da economia. As organizações sindicais garantem melhores condições de vida e trabalho, assim como a consolidação da democracia do país.

___________________________________________________