“Covid mata, proteção salva. Não duvide.” Este é o mote da campanha que a Fetrafi-RS lança nesta sexta-feira, 16 de abril, para alertar a categoria bancária e a sociedade sobre os cuidados com a Covid-19.
Com mais de 362 mil vítimas fatais no País, não se tem, ainda, um registro preciso das mortes entre trabalhadores que se arriscam, diariamente, para garantir que o serviço bancário, considerado essencial ao longo de todo o período de isolamento social, não pare.

O diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo, que participa da mesa de negociação sobre protocolos de proteção à categoria bancária desde o início da pandemia, explica os motivos que levaram a Federação a lançar essa campanha. “A muito custo, conseguimos assegurar medidas protetivas para a categoria, porque, infelizmente, os bancos têm priorizado mais o lucro do que a vida dos seus trabalhadores, tanto que, às vezes, não cumprem sequer os decretos estaduais.”

Além de revisar as medidas semanalmente, os representantes da categoria defendem a inclusão dos trabalhadores do sistema financeiro nos grupos prioritários do Plano Nacional de Vacinação e a aprovação de máscaras de proteção mais eficazes. Mas isto não basta, explica o dirigente. “Os bancários também devem fazer a sua parte no enfrentamento da Covid-19, exigindo o cumprimento dos protocolos negociados e acordados com os bancos e usando máscara quando estiverem no interior da agência, por exemplo.”

Hoje, no Rio Grande do Sul, as principais medidas protetivas para a categoria são o agendamento prévio dos atendimentos nas agências, a extinção das filas dentro da unidade, a redução do número de funcionários presenciais para 50%, uso de máscaras e home office para grupos de risco.

Conceito

O conceito da campanha “Covid mata, proteção salva. Não duvide” tem como foco o convencimento da sociedade com relação à gravidade da pandemia e a conscientização sobre a necessidade de cada um e cada uma se protegerem contra a doença. Não se trata apenas de um risco restrito a um determinado grupo de pessoas. Está comprovado que a Covid mata pessoas jovens e idosas, saudáveis e com comorbidades.

Em segundo lugar, a campanha pretende mostrar a gravidade da doença, deixando claro que, de acordo com a ciência, não há tratamento precoce milagroso. A única forma de frear a pandemia é com a adoção de medidas protetivas individuais, como uso de máscaras, distanciamento social, higiene de mãos e uso de álcool, e normativas coletivas, como restrição à atividade econômica não essencial, política de complementação de renda e garantia de transporte seguro.

Também é objetivo da Fetrafi RS combater o negacionismo, que relativiza a gravidade da doença e a necessidade de medidas de proteção, denunciando e educando com objetividade e clareza.

Mídias

A campanha será veiculada na internet, com cards, vídeos e gifs, outdoors, busdoors, emissoras de rádio e rádios comunitárias.

Fonte: Bancários RS