É hora de entendermos tudo que está em jogo e unirmos forças para defender um Saúde Caixa sustentável e perene, fiel aos princípios de mutualismo, solidariedade e pacto intergeracional. O encontro é aberto a colegas de todo o Brasil.
Recentemente, houve uma importante vitória fruto da mobilização das entidades e do movimento bancário. Mesmo contra a vontade do governo federal,  o Projeto de Decreto Legislativo 342/2021 foi aprovado e sustou os efeitos da Resolução 23 da CGPAR. Com isto, a Caixa finalmente confirmou que não implementará a paridade no custeio do Saúde Caixa. No entanto, a Caixa quer alterar o custeio atual, em que a empresa arca com 70% dos custos e os empregados e empregadas com 30%.
De acordo com a diretora de Relações de Trabalho e Saúde da APCEF/RS, Michele Venzo, a situação é complexa, e há riscos de que a Caixa implemente preocupantes retrocessos no que tange ao modelo de custeio e gestão do plano: “temos ainda o limitador de 6,5% da folha de pagamento para o custeio do plano. Precisamos, portanto, nos mobilizar para derrubar esse teto que, no longo prazo, trará aumento de custo e de coparticipação para os(as) empregados(as). Também é imprescindível que a Caixa passe a divulgar os resultados do plano de forma transparente”, sustenta Michele.
Para que o plano seja gerido de forma competente e justa, é necessário uma maior transparência,
conceito que faltou quando foram realizados os últimos reajustes. A Caixa não pode, em hipótese alguma, manter um déficit de lisura no que tange aos números do plano e, ao mesmo tempo, atacar suas premissas e alterar seu modelo de custeio. Com direitos e com saúde não se brinca!
Nesse sentido, a fim de debater as mudanças propostas para o Saúde Caixa e os riscos que corremos a partir destas mudanças, a APCEF/RS convida para um encontro online com o objetivo de informar e mobilizar. Participarão do encontro Fabiana Proscholdt,  Coordenadora da Comissão Executiva dos empregados da Caixa (CEE/Caixa); Michele Venzo, diretora da APCEF/RS e membra da CEE/Caixa; Rita Lima, diretora do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, da Fenae e da Intersindical; e Plínio Pavão, ex-secretário de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora  da Contraf e membro do Grupo de Trabalho que negociou com a Caixa o Saúde Caixa em 2003/2004. O evento terá a mediação do presidente da APCEF/RS, Marcos Todt.

O encontro ocorrerá dia 30 de setembro (quinta-feira), a partir das 18h. Você pode participar pela plataforma Zoom da APCEF/RS  acompanhar pelo Facebook ou pelo Youtube da Apcef gaúcha. Veja mais informações em www.apcefrs.org.br. Até lá!
Fonte: Apcef-RS