Embora seja um assunto conhecido, muitas pessoas desconhecem ou têm uma compreensão parcial sobre o que é assédio moral

O assédio moral é conceituado por especialistas como toda e qualquer conduta abusiva, manifestando-se por comportamentos, palavras, atos, gestos ou escritos que possam trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física e psíquica de uma pessoa, pondo em perigo o seu emprego, a sua saúde e degradando o ambiente de trabalho.

A maior causa do adoecimento na categoria bancária é a pressão, com assédio moral, por metas abusivas. O levantamento do Dieese, a partir de dados do INSS, aponta que as doenças mentais e comportamentais representavam 23% dos afastamentos previdenciários da categoria em 2012. Em 2021, a porcentagem passou para 36%. Entre os afastamentos acidentários (B91), o salto foi de 30% em 2012 para 55% em 2021. As doenças nervosas saíram de 9% para 16%.

O assédio moral costuma partir de quem ocupa cargos hierarquicamente superiores dentro do banco — um chefe que utiliza termos depreciativos para se referir ao funcionário, que grita, faz brincadeiras impertinentes ou estabelece metas abusivas.

Por isso, se torna essencial destacar o perfil do assediador. O constrangimento é uma atitude considerada abusiva por parte do empregador, em relação ao empregado, podendo configurar assédio moral e dano moral passível de indenização.

Apesar de ser um tema muitas vezes difícil de distinguir, o assédio moral é um assunto bastante sério e que pode trazer diversas consequências negativas para ambas as partes.

Diante da sua seriedade, essa prática deve ser olhada com atenção e devidamente reprimida pelos funcionários e pela própria empresa. O ambiente de trabalho deve ser saudável para todos.

Como Prevenir

Existem várias formas de prevenir o assédio moral no trabalho, mas a principal é a informação. Garantir que todos saibam o que é assédio moral e quais são os comportamentos e ações aceitáveis no ambiente de trabalho contribui para a redução e até para a eliminação dessa prática.

Não se cale, procure o Sindicato

Importante lembrar os detalhes e principalmente reunir provas. Ao perceber algum ato que se classifica como assédio moral, procure o Sindicato, vale ressaltar que se trata de uma denúncia sigilosa.

 

__________________________________________________

Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região

Fernanda Almeida

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *