Reunidos em plenária no dia 5 de maio de 2023, na sede da Fetrafi/RS, trabalhadores e trabalhadoras em instituições financeiras aprovaram o calendário que se segue:

09/05 > Reunião da Comissão Organizadora;
11/05 > Publicação do Edital de Convocação do 14º Congresso, que será realizado nos dias 14 e 15 de julho;
31/05 > Prazo final para os Sindicatos informarem à Fetrafi/RS as listas nominais dos (as) associados (as) da ativa;
02/06 > Reunião da Comissão Organizadora do Congresso para conferir a documentação encaminhada pelos Sindicatos e informar quantos (as) delegados (as) cada Sindicato pode eleger, respeitando a cota de gênero de 30%;
15/06 > Assembleias  locais  para escolha de Delegados;
21 a 29/06 > Prazo para inscrição de Delegados (as) e Observadores (as);
14 e 15/07 > Realização do 14º Congresso Ordinário da Fetrafi/RS.

Análise de conjuntura

A plenária contou com a participação do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), que falou sobre a conjuntura política e econômica herdada pelo governo Lula. O parlamentar ressaltou que, apesar da vitória da esquerda, o Congresso Nacional segue ultraconservador, o que dificulta a possibilidade de mudanças. No entanto, o atual governo, em 4 meses de mandato, obteve alguns êxitos, como a derrubada do orçamento secreto; a aprovação da PEC da Transição, que garantiu recursos para o ano de 2023; e a retomada da pauta ambiental na política mundial. “Com Lula, o Brasil voltou ao cenário da geopolítica”, observou.

O deputado elencou como prioridades do governo Lula aprovar a Reforma Tributária; derrubar os juros; manter investimento, acabando com o Teto de Gastos; alterar a Reforma Trabalhista; e enfrentar a questão das fake news, que estão minando o processo democrático. “Derrotamos Bolsonaro, mas não o Bolsonarismo. A sociedade, politicamente, está doente”. Bonh Gass disse ainda que é preciso trazer de volta o povo para participar das decisões políticas, através do Orçamento Participativo. “É povo na parada, ou não teremos êxito”, afirmou.

Entre as intervenções dos bancários ressalta-se usar mais as redes para combater as fake news; criar estratégias para trabalhar com a minoria no Congresso; recolocar o Movimento Sindical no papel de enfrentamento da conjuntura política; e rever a Reforma Trabalhista urgentemente.

Homenagens

Representantes dos Sindicatos que compõem a Fetrafi/RS foram homenageados pela parceria que completa 80 anos em 2023. Também receberam homenagens funcionários e parceiros das áreas jurídica e de comunicação que atuam junto à Federação. Veja as fotos no Facebook.

Após a reunião do sistema diretivo, aconteceu a confraternização pelos 80 anos da Federação. A festa contou com as presenças do presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci, do vice-presidente da Contraf-CUT, Vinicius Assumpção, e do superintendente regional do Trabalho no RS, Claudir Nespolo.

Confira imagens da Confraternização

Fotos: Phoenix Eventos