Resolução emitida nesta quinta-feira, 19/3, dá autonomia aos bancos para decidir sobre horário de atendimento e reduzir fluxo de clientes e o número de bancários expostos ao coronavírus nas agências

Depois de muitos apelos e cobranças dos bancários e de seus representantes sindicais, o Banco Central emitiu na quinta-feira, 19/3, uma resolução que dá mais autonomia aos bancos para gerir o horário de abertura e fluxo de clientes nas agências bancárias. A flexibilização ocorre em resposta à exposição dos bancários e clientes e é uma medida para evitar aglomerações e de contenção ao coronavírus e à COVID-19. A medida deve ser colocada em prática imediatamente e só permite atendimento aos clientes de serviço essencial, aquele que só pode ser realizado na agência.

A circular 3.991 descreve decisão tomada pela Diretoria Colegiada do Banco Central, na quinta-feira, 19/3. Já no artigo 1º, o documento esclarece seu objetivo: “ajustar o horário de atendimento ao público de suas dependências enquanto perdurar, no País, a situação de risco à saúde pública *decorrente do novo Coronavírus (Covid-19), dispensada a antecedência de comunicação de alteração”.

Além de não precisar comunicar alteração, a ideia é adaptar o horário de atendimento à realidade local em que a agência se encontra. “Os bancos múltiplos com carteira comercial, os bancos comerciais e as caixas econômicas estão dispensados do cumprimento, em suas agências, do horário obrigatório e ininterrupto”, esclarece o documento.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, diz que a orientação do Banco Central vem ao encontro do pedido de fechamento de agências na quarta-feira, 18/3  feito pelo Sindicato ao governo do Estado e às prefeituras de sua base.

“A orientação de executar apenas serviço essencial já ajuda a amenizar os riscos a que os bancários estão expostos. Os bancos poderão reduzir o número de bancários nas agências. Isso ajuda a reduzir o contato e aglomerações e já minimiza o risco de os bancários se infectarem por coronavírus”, explicou Gimenis.

Assista em vídeo a avaliação do presidente do SindBancários, Everton Gimenis, sobre a decisão do Banco Central.

As agências bancárias terão que informar, por meio de cartazes e por seus canais de informação, o horário de funcionamento da agência. “De acordo com a realidade de cada município, os bancos múltiplos poderão adequar atendimento nos horários em que haja menor risco de contaminação para clientes e trabalhadores”, avaliou o diretor financeiro do Sindicato, Tiago Vasconcellos Pedroso.

Leia aqui a íntegra da CIRCULAR N° 3.991, DE 19 DE MARÇO DE 2020, do Banco Central do Brasil

Crédito foto: Diretora Jamile Chamun/Especial SindBancários

Fonte: Imprensa SindBancários