Carta de Jair Ferreira ao presidente do banco defende teletrabalho para quem estiver em grupos de risco e quarentena para viajantes ao exterior, entre outras ações preventivas e de segurança do exercício profissional

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, encaminhou nesta sexta-feira (20) carta ao presidente do banco, Pedro Guimarães, solicitando a urgente intensificação das medidas de proteção à saúde dos empregados da Caixa por conta do avanço do coronavírus no país. “É urgente que se redobrem os cuidados”, ressalta Ferreira.

Ao reforçar a necessidade de a empresa cumprir rigorosamente as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais de saúde, o presidente da Fenae destaca que os procedimentos que devem ser adotados pelas instituições financeiras foram elencados pelo Comando Nacional dos Bancários, desde o último dia 12, em carta enviada à Fenaban.

Além do teletrabalho para os empregados em grupos de risco e o controle no atendimento aos clientes para que não haja aglomeração, as orientações preveem a suspensão do atendimento presencial em agências que não estejam com todos os equipamentos e produtos necessários para evitar a contaminação. Propõem, ainda, a adoção de quarentena para empregados que voltarem de viagem ao exterior, a retirada dos bancários do serviço de autoatendimento e a antecipação da campanha de vacinação da gripe.

Na correspondência ao presidente da Caixa, Jair Ferreira observa a insegurança por que passam os trabalhadores do banco. Clima que, segundo o presidente da Federação, tem sido expresso à Fenae e às Apcefs. “Por inúmeras mensagens que solicitam interlocução das entidades e respostas imediatas com ações que garantam a segurança do exercício profissional”, afirma.

Confira a íntegra da carta:

cartaPresidenteCaixa.pdf

Fonte: Fenae