Após conversas com o Sindicato, banco anunciou uma série de medidas ante à pandemia a serem adotadas a partir desta terça-feira 24; entre elas estão férias coletivas, licença remunerada para grupos de risco que não poderão trabalhar de casa e antecipação de 100% do 13º salário para o dia 30 de abril

O Santander, após conversas com o Sindicato sobre medidas a serem adotadas ante a pandemia do coronavírus, fará, a partir desta terça-feira 24, rodízio entre agências (algumas delas em São Paulo, Osasco e região fecharão por tempo indeterminado; veja no anexo abaixo quais os endereços) e os bancários. O banco ainda anunciou férias coletivas de 15 dias para parte de seus funcionários, licença remunerada para grupos de risco (grávidas, pessoas com 60 anos ou mais, hipertensos, diabéticos e pessoas com doenças imunológicas, entre outros) que não poderão trabalhar de casa, antecipação de 100% do 13º salário para o dia 30 de abril e aumento de 10% no limite do cartão de crédito para todos os bancários.

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos

Além disso, nas concentrações, está sendo adotado, na medida do possível, o trabalho em home office e ainda o espaçamento de 1 metro para os trabalhadores que permanecem atuando no local de trabalho.

“Após conversas com o Sindicato e uma série de cobranças, o Santander anunciou medidas ante a pandemia do coronavírus com o intuito de reduzir o número de funcionários nos locais de trabalho. Todavia ainda há muita desinformação e uma série de ações a serem tomadas. Temos recebido denúncias de bancários, principalmente dos prédios Conexão, na Barra Funda, e Esquina de Investimentos, no centro, de que nesses locais, além dos critérios de home office não estarem claros, falta álcool em gel. Temos cobrado há dias o Santander para que siga os procedimentos de segurança, e o banco tem de emitir informações claras para estes trabalhadores”, enfatiza a dirigente sindical Lucimara Malaquias, bancária do Santander.

Medidas já adotadas pelo Santander:

Casos suspeitos

A orientação é de afastamento imediato por sete dias e acompanhamento dos sintomas. Os trabalhadores nessas condições devem ligar para a Central de Emergências do Santander (0800 723 44 72) e notificar o gestor e o banco para acompanhamento. O mesmo telefone serve para orientações médicas. Atenção: esse grupo só deve procurar o serviço médico em caso de falta de ar, em razão da escassez de kits para testes do coronavírus no país.

Casos confirmados

O trabalhador deve notificar o banco pela Central de Emergências e o gestor, por e-mail. Nesses casos, o afastamento deve ocorrer por 14 dias. Além disso, a agência onde o trabalhador está lotado deve ser higienizada. E todos que tiveram contato com ele devem se afastar do trabalho por 7 dias e seguir os procedimentos já informados pelo banco.

Grupos de risco

A orientação é procurar um médico e encaminhar atestado ao RH do banco e ao gestor. Na ausência do atestado, esse grupo de trabalhadores poderá fazer uma declaração de próprio punho com os medicamentos dos quais faz uso e informar qual o seu grupo de risco. Os bancários, nesse caso, devem trabalhar de casa ou aderir às férias coletivas, dependendo do quadro e da orientação do RH do banco.

“É muito importante que as pessoas notifiquem o banco sobre qualquer sintoma suspeito, pois passarão a ser monitoradas e orientadas por uma equipe médica. Também é fundamental continuar acompanhando o site e as redes sociais do Sindicato e divulgando para os colegas, pois informaremos nos nossos canais novas medidas e procedimentos que vierem a ser adotados pelo banco ante a pandemia do coronavírus”, salienta Lucimara.

Problemas? Denuncie ao Sindicato

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Deixe seu contato aqui que vamos te ligar.

Central de Atendimento – você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário.

Em tempo real – Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o Coronavírus (Covid-19)

Redes Sociais – nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região