Discussão do calendário da Campanha Salarial e reunião do Comitê de Crise da Covid-19 serão temas de novos encontros a partir de 23/7

Dirigentes sindicais e os representantes da diretoria do Banrisul definiram em reunião virtual na quinta-feira, 16/7, pela plataforma Zoom, um calendário de reuniões para tratar das pautas de negociação do Acordo Específico dos Banrisulenses e da implantação dos protocolos de combate ao novo coronavírus. Uma nova reunião ficou marcada para a quinta-feira, 23/7, quando será discutido o calendário da Campanha Salarial.

Os dirigentes têm reconhecido, por parte da diretoria do Banrisul, sob a mediação de seus representantes nas reuniões, a disposição para negociar com interesse e transparência. Além desse reconhecimento, os dirigentes solicitaram maior agilidade na implantação dos protocolos de combate a Covid-19 e um debate sobre Acordo Coletivo que considere as propostas construídas no Encontro Nacional dos Banrisulenses, ocorrido no sábado, 11/7.

No encontro, os dirigentes lembraram a importância e o papel fundamental dos colegas que estão na linha de frente atendendo à população neste momento tão difícil. Destacaram ainda o papel dos caixas que, por serem o canal de entrada para muitos clientes, valorizaram a imagem do Banrisul, assim como a manutenção do caráter público do banco. Também pediram para que a implantação dos protocolos de combate a Covid-19 fosse agilizada em razão de notícias de novos casos chegarem com mais frequência ao SindBancários, aos Sindicatos do Interior, a Fetrafi-RS e Fetrafi/SC.

Por isso o calendário desenhado na reunião da quinta-feira, 16/7, reservou a quarta-feira, 29/7, para um encontro no âmbito do Comitê de Crise da Covid-19. No dia seguinte, haverá encontro para tratar da pauta dos Banrisulenses para as negociações sobre ACT Específico do Banrisul.

Banco anuncia afastamento de testados

No início da reunião, o negociador do Banrisul, Fernando Perez, deu resposta sobre as sugestões dos dirigentes sindicais na reunião sobre Covid-19 da terça-feira, 14/7. O colega infectado na agência será afastado imediatamente assim como os outros de sua equipe. Enquanto se espera o resultado dos testes, todos os testados ficarão afastados de suas funções.

Outra questão foi o acolhimento de sugestão do Comitê de Crise estabelecer contato direto com os superintendentes de rede para agilizar a aplicação dos protocolos. Fernando Perez anunciou reunião na mesma quinta-feira, 16/7, com superintendentes de rede para tratar da agilização da implantação dos protocolos.

Os dirigentes sindicais saudaram as decisões céleres tomadas pelo banco, mas argumentaram que é preciso agilizar ainda mais em razão de o pico de Covid-19 estar chegando ao Rio Grande do Sul. Trata-se de uma questão de emergência. Os casos dos terceirizados, como vigilantes e de estagiários, também foram abordados.

Além do negociador Fernando Perez, participaram da reunião como representantes da diretoria do Banrisul, o superintendente de RH, Gaspar Saikoski, e os assessores jurídicos Paulo Henrique Pinto e Douglas Bernhard.

Os dirigentes e integrantes do Comando Nacional que participaram da reunião virtual foram: Luciano Fetzner (presidente em exercício do SindBancários), Sergio Hoff (diretor da Fetrafi-RS), Juberlei Bacelo (diretor da Fetrafi-RS e representante do RS no Comando Nacional dos Bancários), Denise Falkenberg Corrêa (diretora da Fetrafi-RS), Ana Maria Betim Furquim (diretora da Fetrafi-RS e SEEB Vale do Paranhana), Gerson Kunrath (SEEB do Vale do Caí), Cleberson Pacheco Eichholz (secretário de comunicação do Sintrafi de Florianópolis e Região), Fabio Alves (diretor da Fetrafi-RS) e Luiz Carlos Barbosa (diretor da Fetrafi-RS).

Entenda o calendário

Quinta-feira, 23/7: Reunião de trabalho sobre os principais temas da Campanha Salarial 2020 e discussão do calendário de entrega da Pauta Específica e rodadas de negociação com o Banrisul.

Quarta-feira, 29/7: Reunião do Comitê de Crise da Covid-19 para avaliação e troca de sugestões de aprimoramento da aplicação de protocolos sanitários.

Quinta-feira, 30/7: Primeira rodada de negociação do Acordo Específico dos Banrisulenses.

Fonte: Imprensa SindBancários