A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) cobra do Bradesco explicações sobre o fechamento de 115 agências, anunciado na semana passada. De acordo com o Banco, todos os trabalhadores serão realocados. Ainda segundo a instituição financeira, nem todas agências serão fechadas, boa parte delas serão transformadas em unidades de negócios. Apenas serão fechadas as agências que forem muito próximas de outra.

O assunto também foi pauta na reunião do pelo colegiado da Fetrafi-RS nesta terça-feira, 4. “Encaminhamos solicitação de reunião com o diretor regional do Bradesco, para tratar da realocação dos colegas que serão atingidos pelo fechamento das agências aqui no Rio Grande do Sul”, informa o representante da Fetrafi-RS na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, Sandro Cheiran.

Os representantes dos trabalhadores também questionaram sobre a mudança na nomenclatura dos cargos, desde o último sábado (1º). Os atuais Escriturários passaram a ser Agentes de Negócios e os Caixas serão Agentes de Negócios – Caixa. Segundo o banco, a mudança ocorreu apenas para adequação da nomenclatura utilizada no mercado de trabalho, sem mudanças em relação a salário e jornada de trabalho. Mas, houve revisão de acesso dos escriturários a alguns serviços. Também teve mudança no desenho da trilha de carreira, possibilitando atalhos. As mudanças foram realizadas em todo o país, com exceção ao Agente de Negócio – Caixa, que não existe em algumas agências.

A coordenadora da COE Bradesco, Magaly Fagundes, informa que será enviado um ofício com pedido de marcação de uma reunião ainda em outubro. “Nós queremos retomar a discussão da nossa minuta específica de reivindicação, além de aprofundar a discussão de outros temas de interesse dos trabalhadores do Bradesco”, afirmou.

Fonte: Contraf-CUT, com edição da Fetrafi-RS