Sindibancários apoiou  o livro da APCEF-RS, diretora do Sindicato, Célia Zingler tem participação na obra

A despeito de todas as dificuldades vividas no último ano, um bravo grupo de escritoras e escritores – entre iniciantes e experientes – produziu um trabalho competente, sensível e comprometido: será lançada, nesta terça-feira (9 de novembro), como parte da Feira do Livro de Porto Alegre, a obra “Os quatro elementos do Planeta Terra”.

A apresentação ocorre através de uma transmissão online, a partir das 18h, nos canais da APCEF/RS no Facebook e no YouTube.

Trata-se de uma coletânea de contos escritos por alunas e alunos de mais uma Oficina de Criação Literária orientada pelo escritor Alcy Cheuiche, oferecida pela Associação a partir de novembro de 2020 – o resultado é um trabalho que, segundo o orientador, foi produzido para “alertar os que ainda não levam a sério nosso direito de votar, conquistado depois de muito sangue que correu e ainda corre pela democracia, no seu sentido original de poder do povo”.

Participam do lançamento, além de escritoras e escritores, o orientador Alcy Cheuiche, o presidente da APCEF/RS, Marcos Todt, e o presidente da Câmara do Livro, Isatir Botin Filho.

O livro é mais uma obra de uma série que contempla, através da ficção, o tema da ecologia, do bem viver e do Bem Comum, com todos os trabalhos lançados nos últimos anos como frutos de oficinas anteriores, sempre na Feira do Livro de Porto Alegre, que chega à sua 67ª edição – um espaço de troca e cultura do qual a APCEF/RS não abre mão.

“Se deixarmos novamente que subam ao poder os inimigos da terra, do ar, da água, do sol, de nada adiantará chorar pelo solo envenenado, a Amazônia em chamas, a morte dos rios voadores, um terço do planeta passando fome”, escreveu Cheuiche, evocando a literatura como o espaço mais libertário para a expressão de ideias, aqui no Brasil ou no exterior. “Mas, não esqueçam: quem detesta a democracia, não hesitará, como no passado, em censurar, picotar, fazer fogueiras com nossos livros”, alerta.

A obra é assinada por Candida Rossetto, Carlos Vieira Nogueira, Célia Zingler, Everton Araujo Pires, Irineu Roque Zolin, Lilly Lutzenberguer, Maria Paula Machado Altmann, Naiara Machado da Silva, Neli Trindade, Neusa Tolfo, Salete Maria Mattje e Tania Mendonça.

Apoio: Sindibancários de Santa Cruz do Sul e Região

O quê: Lançamento do livro “Os quatro elementos do Planeta Terra”
Quando: 9 de novembro de 2021, a partir das 18h
Onde: Ao vivo no YouTube e no Facebook da APCEF/RS