Antes, durante e depois da votação na Assembleia Legislativa, trabalhadores foram às ruas denunciar retirada do plebiscito para privatizar empresas gaúchas. PEC ainda precisa ser aprovada em segundo turno

Nas últimas semanas, uma intensa campanha pela democracia e pelo plebiscito foi promovida pelo SindBancários e a Fetrafi-RS, ganhando as ruas, meios de comunicação e as redes sociais. Nesta terça, 27/4, horas antes dos deputados estaduais votarem a PEC 280/19, os trabalhadores subiram no caminhão de som e denunciaram o golpe do governador Eduardo Leite pelas ruas de Porto Alegre.

Houveram algumas paradas estratégicas na rua Caldas Junior, em frente à DG do Banrisul e na Praça da Alfândega. O destino foi a Assembleia Legislativa, onde bancários, funcionários da Corsan, Procergs e outros trabalhadores acompanharam a votação da PEC 280/19. Mesmo com a aprovação em primeiro turno, o resultado da votação mostrou que toda pressão realizada nas últimas semanas surtiu efeito.

“Diziam pra gente que o projeto iria passar, que haviam somente 13 votos a favor do plebiscito. Na votação em primeiro turno, foram 19 votos contra a PEC. Faltam apenas 2 votos para derrotar o governo. Nossa pressão tem funcionado, nosso convencimento tem sido efetivo e temos mais uma semana para virar esse jogo com muito diálogo, com muita conversa sobre  a importância de manter este instrumento democrático na nossa constituição, que é o plebiscito”, analisa o presidente do SindBancários, Luciano Fetzner.

Quem compartilha de visão semelhante é o vice-presidente da CUTRS e diretor do SindBancários, Everton Gimenis. “Ainda podemos virar o placar no segundo tempo. Vamos continuar pressionando os deputados e as deputadas estaduais, que votaram pelo fim do plebiscito e pela privatização. Não podemos aceitar a entrega do patrimônio do povo gaúcho ao mercado financeiro e às multinacionais”, apontou.

“Precisamos nos mobilizar, são empresas fundamentais e estratégicas para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio Grande do Sul”, observou o funcionário do Banrisul e diretor da Fetrafi-RS, Fabio Soares Alves, que lembrou que o Banrisul e a Corsan estão protegidas pelo plebiscito e, consequentemente, pelos gaúchos.

Para o funcionário da Corsan e presidente do Sindiágua, Arilson Wünsch, “não perdemos a guerra e vamos ganhar no segundo turno”. Ele defendeu a intensificação da mobilização da categoria e o apoio de todos os trabalhadores. “Vamos buscar os votos que faltam, de forma organizada, sem ofensas, mas com argumentos. Vamos retornar às câmaras de vereadores. Tem deputados que podem votar conosco”, disse.

Veja como votou cada deputado e deputada

PT
Edegar Pretto – Não
Fernando Marroni – Não
Jeferson Fernandes – Não
Luiz Fernando Mainardi – Não
Pepe Vargas – Não
Sofia Cavedon – Não
Valdeci Oliveira – Não
Zé Nunes – Não

PDT
Eduardo Loureiro – Não
Gerson Burmann – Não
Juliana Brizola – Não
Luiz Marenco – Não

PSOL
Luciana Genro – Não

PTB
Aloísio Classmann – Sim
Dirceu Franciscon – Sim
Elizandro Sabino – Sim
Kelly Moraes – Sim
Luís Augusto Lara – Sim

PSD
Gaúcho da Geral – Sim

PL
Airton Lima – Não
Paparico Bacchi – Sim

Progressistas – PP
Adolfo Brito (não registrou voto)
Ernani Polo – Sim
Frederico Antunes – Sim
Issur Koch – Sim
Marcus Vinícius – Sim
Sérgio Turra – Sim

PSL
Capitão Macedo – Não
Ruy Irigaray – Sim
Tenente Coronel Zucco – Sim
Vilmar Lourenço – Sim

MDB
Beto Fantinel – Sim
Carlos Búrigo – Sim
Clair Kuhn – Sim
Gabriel Souza (presidente da Assembleia Legislativa só vota se empatar)
Gilberto Capoani – Sim
Patrícia Alba – Não
Tiago Simon  (não registrou voto)
Vilmar Zanchin – Sim

DEM
Dr. Thiago Duarte – Não
Eric Lins – Sim

PSB
Dalciso Oliveira – Sim
Elton Weber – Não
Franciane Bayer – Sim

Cidadania
Any Ortiz – Sim

PSDB
Faisal Karam – Sim
Mateus Wesp – Sim
Pedro Pereira – Sim
Zilá Breitenbach – Sim

Novo
Fábio Ostermann – Sim
Giuseppe Riesgo – Sim

PMB
Rodrigo Maroni – Sim

Solidariedade
Neri o Carteiro – Sim

Republicanos
Fran Somensi – Sim
Sergio Peres – Sim

Fonte: Imprensa/SindBancários com informações de CUT/RS

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *