O Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região acaba de implementar uma nova funcionalidade em seu site oficial que visa fortalecer a proteção e a justiça para seus bancários e bancárias: um botão direto para o canal de denúncias, que redireciona os usuários para a página da Fetrafi-RS.

Agora, ao acessar o site do Sindicato dos Bancários, os(as) trabalhadores(as) podem encontrar um botão destacado para o “Canal de Denúncias” na página principal. Esse botão, visivelmente posicionado na parte à direita do site para fácil acesso, direciona automaticamente os usuários para o portal da Fetrafi-RS que centraliza o recebimento e tratamento de denúncias relacionadas a práticas inadequadas no setor bancário.

Lançado no dia 10 de julho, a iniciativa da Federação dos Bancários visa denunciar situações de assédio, descumprimento da CCT, formas de discriminação, entre outros.

O botão de denúncia no site do Sindicato é uma solução prática e eficiente para assegurar que os trabalhadores tenham um acesso direto e simplificado ao canal. Após clicar no botão, os usuários são redirecionados para a página específica, onde podem preencher um formulário online para relatar as denúncias.  É possível acompanhar o andamento da denúncia se identificando ou não. Quem se identificar, receberá alertas via email, todas as vezes que o processo tiver alguma interação. Já quem optar pelo anonimato, pode entrar no sistema com o número do protocolo e senha e obter as informações. Em ambos os casos, o processo é totalmente sigiloso.

Conforme a coordenadora do Sindicato Mariluz dos Santos Carvalho, essa nova funcionalidade reafirma o compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e a promoção de práticas justas no setor bancário. ” Acreditamos que essas ações contribuirão para um ambiente de trabalho mais justo e transparente, e estamos comprometidos em ouvir e agir de acordo com as preocupações da nossa categoria”, afirma ela.

Veja o passo a passo para utilizar a nova ferramenta:

Ao entrar no link, clique em “denúncia” e abrirá uma tela perguntando o motivo da denúncia.

Estarão elencados:

1. Assédio Moral
2. Assédio Sexual
3. Assalto no local de trabalho
4. Falta de funcionários ou terceirização
5. Descumprimento de Lei ou da CCT
6. Discriminação (Gênero, Raça, Orientação Sexual, Capacitismo, Etarismo e outros)
7. Pressão no local de trabalho ou cobrança de metas abusivas
8. Problemas na estrututa física do local de trabalho (ar-condicionado, falta de água, segurança e outros)
9. Outros

Clique na opção mais adequada para a natureza da denúncia (pode ser mais de uma) e vá para o próximo passo.

Na tela seguinte, identifique o denunciado entre as opções “instituição”, ¨funcionário” ou “terceirizado”, em seguida identifique o banco, a agência, a cidade e faça o relato da denúncia. Importante colocar o máximo de informações. Também  é possível anexar arquivos em PDF, fotos ou vídeos.

A coordenadora do Sindicato também enfatizou a importância da confidencialidade e da proteção dos trabalhadores que fazem denúncias. “Queremos garantir que todos os bancários e bancárias se sintam seguros ao relatar qualquer tipo de abuso ou prática inadequada. O botão de denúncia é um passo importante para fortalecer nossa luta por um ambiente bancário mais transparente e respeitoso”, enfatiza Mariluz dos Santos Carvalho.

________________________________________________________________________