Ao longo de mais de duas décadas, a emissora já enfrentou diversas dificuldades e confisco de equipamentos

O Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região felicita a Rádio Comunitária de Santa Cruz por mais um aniversário. Na última sexta-feira, dia 31 de março, ela completou seus 25 anos de história.

Histórico da Rádio

O projeto de criação da Rádio Comunitária foi baseado em outras que, estavam dando certo. O contato regional de pessoas ligadas aos movimentos sociais e de representantes sindicalistas com as rádios que estavam em funcionamento, remeteu a ideia de formar uma rádio em Santa Cruz.

A formação da Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul foi dada pelo movimento sindical, com os representantes dos sindicatos dos bancários, comerciários, metalúrgicos e do vesturário, junto com a CUT regional.

Conforme João Carlos Heissler, coordenador do Sindibancários e também um dos grandes responsáveis por todo o processo de criação da rádio, apesar da ideia e da necessidade social, o processo de concretização do projeto levou bastante tempo para que se tornasse realidade e a rádio realmente entrasse no ar.

Cientes da necessidade e importância da concretização de seu trabalho, no dia 31 de março de 1998, uma reunião realizada na Câmara de vereadores com a presença de representantes de bairros que também pensavam em formar uma rádio comunitária, assim como o grupo de sindicalistas, decidiram formar a ACICOM (Associação Cultural de Integração Comunitária de Santa Cruz do Sul).

Em dezembro de 1999 a rádio já estava no ar e podia ser sintonizada na frequência 105.9FM. No dia 16 de março de 2000 foi eleita a diretoria legal da rádio.

Conforme João Carlos Heissler, integrante da ACICOM, a rádio foi fechada três vezes e o processo para conseguir outorga enfrentou uma série de dificuldades, assim como demora no processo de reconhecimento para a liberação da Rádio, por parte da Anatel, para o funcionamento.

O primeiro ano de funcionamento regular da Rádio foi em 2000. Durante algum tempo muitas pessoas e segmentos da sociedade, de várias cidades da região puderam ver e sentir o crescimento da emissora. “A Rádio Comunitária é um vínculo que tem compromisso com a comunidade, isso se reflete pelas entidades que estão inseridas, pelos sindicatos que estão participando na programação e manutenção, assim como da comunidade”, enfatizou Heissler.

Com uma programação diversificada, valorizando a cultura, e os mais variados segmentos, a Comunitária cresceu e tornou-se um veículo de grande prestígio e importância no cenário da comunicação regional.

O Sindibancários, como grande apoiador desde a criação da Rádio Comunitária 105.9 FM, reconhece e aplaude a trajetória dessa emissora. “Nossa entidade enaltece o trabalho competente da direção e o comprometimento dos comunicadores da Rádio para que seja sempre um espaço democrático que busca levar informação e conteúdo dos grupos que estão envolvidos, seja pelo movimento sindical, social ou pessoas da comunidade”, destacou o coordenador do Sindicato João Carlos Heissler.

Para escutar a Rádio, a sintonia é pela frequência 105.9 FM. De forma virtual, pelo site: www.radiocomsantacruz.org.br – também é disponibilizada a programação ao vivo e as informações.

______________________________________________________

Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região