O Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região realiza Assembleia Virtual com Banrisulenses nesta próxima quinta-feira, dia 9 de fevereiro – das 17h30min até às 23h59min. A votação ocorre de forma virtual pelo site do Sindicato: www.sindibancarios.org.br, através da plataforma de votação disponível: http://votacao.sindibancarios.org.br:8082/votacao/index.php?class=Sobre

O objetivo é para tratar sobre os últimos ajustes negociados com o Banrisul para a renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) Sobre Teletrabalho e Ponto Eletrônico e também a colocação de um adendo no acordo que trata sobre o Plano de Desligamento Voluntário (PDV). A novidade ficou por conta das novas regras para o regime de teletrabalho em tempo integral. O conteúdo das propostas deve ser votado por todos os(as) funcionários(as), estará disponibilizado no site conforme abaixo:

1. Analisar e decidir sobre o conteúdo das propostas negociadas com o Banrisul de Acordo Coletivo de Trabalho Sobre Teletrabalho, Acordo Coletivo de Trabalho Sobre Ponto Eletrônico e Adendo ao Acordo Coletivo de Trabalho Sobre PDV.
2. Deliberar sobre poderes para o Sindicato e para a Fetrafi/RS (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS) para firmar Acordo Coletivo de Trabalho Sobre Teletrabalho, Acordo Coletivo de Trabalho Sobre Ponto Eletrônico e Adendo ao Acordo Coletivo de Trabalho Sobre PDV.

Teletrabalho
O principal avanço na proposta sobre Teletrabalho foi a definição sobre o funcionamento em tempo integral. O novo texto do ACT prevê que a adoção desse regime de trabalho se dará mediante acordo entre empregado e gestor, além de prévia autorização da direção do banco e envio do termo aditivo ao contrato de trabalho aos sindicatos. Considerado fundamental pelo Comando, outra conquista é o mapeamento dos colegas que estão em posição de teletrabalho. Isso vai propiciar que o conjunto de trabalhadores do Banrisul tenha uma visão global das pessoas e funções que estarão nesse regime.Outro ponto positivo na proposta de acordo foi o reajuste da ajuda de custo para quem estiver em regime de teletrabalho. O novo valor mensal passa a ser de R$ 96,00. As diferenças da ajuda de custo referente ao mês de janeiro de 2023 e as antecipações das ajudas de custo dos meses de fevereiro e março de 2023 serão pagas na folha do mês de fevereiro de 2023.

Veja a minuta da Proposta de ACT – Teletrabalho – Banrisul

Ponto Eletrônico

Já a proposta do ACT sobre ponto eletrônico e controle de jornada de trabalho segue o mesmo texto dos últimos celebrados entre o Banrisul e os(as) trabalhadores(as). De acordo com o departamento jurídico da Fetrafi-RS, a única alteração foi a atualização dos textos para incorporar decretos e portarias relativos ao tema que foram assinados durante o governo Bolsonaro.

Assim como o acordo de teletrabalho, o ACT sobre ponto eletrônico também terá validade por dois anos.

Leia a Proposta de ACT – Ponto Eletrônico – Banrisul

Cláusula aditiva no acordo sobre PDV

Outro ponto tratado nas negociações do Comando com o Banrisul foi a necessidade de colocar uma cláusula aditiva no ACT que versa sobre o PDV. Em virtude da reforma da previdência de 2019, que prevê o rompimento do vínculo de trabalho em razão de aposentadoria por tempo de contribuição, criou-se a necessidade de colocar um adendo no Acordo para tratar da concessão do benefício de aposentadoria para quem tem direito adquirido até 1/04/2023.

A cláusula se faz necessária pela imposição do Comando de que nenhum colega do Banrisul sairia dos postos de trabalho sem a reposição das vagas por meio dos aprovados no concurso do banco, que foi realizado em janeiro. O ingresso dos novos colegas está previsto para 1° de abril.

Veja aqui a Cláusula aditiva ACT – PDV – Banrisul

_______________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região com informações do Sindbancários POA