Encontro ocorreu na noite desta quarta-feira(13)

Os funcionários do Banco do Brasil de Santa Cruz do Sul e região rejeitaram a proposta de alteração estatutária da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi). Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (13), na sede do Sindicato, os bancários indicaram uma contraproposta.

Durante a assembleia que contou com a presença da diretora da Fetrafi Cristiana Garbinatto, os funcionários concluíram que a proposta, inclusive aprovada pelo banco, não é benéfica para a Cassi, que hoje passa por um regime de direção fiscal implantado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Com base no modelo de cálculo da proposta anterior apresentada pela entidade, estima-se que a margem de solvência seria atingida por, no máximo, 15 meses. Ou seja, em 2021 a Cassi estaria novamente deficitária.

Além disso, os bancários demonstraram contrariedade em relação às mudanças estatutárias. Na norma vigente, o BB aporta 4,5% da folha de pagamento e os associados 3%, que significa a proporcionalidade do custeio de 60% ao BB e 40% aos associados. Caso a proposta seja aprovada, essa proporcionalidade vira 51% do BB e 49% dos associados. Logo, é um ótimo negócio para o patrocinador e péssimo para os usuários.

Conforme a diretora da Fetrafi Cristiana Garbinatto, a contraproposta não muda o estatuto, não altera a paridade contributiva, aporta mais recursos por um prazo de cinco anos, garante a implantação de estratégia de saúde da família para 100% dos associados, não quebra solidariedade e não aceita voto de minerva do presidente, pontos que estão contemplados na proposta atual.

A assembleia aprovou um memorando, para ser debatido com os colegas de todo o Brasil. No link abaixo segue a contraproposta.

________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região com informações Seeb Santa Maria