O Dia Internacional dos(as) Trabalhadores(as) deste ano será com todo mundo em casa, se protegendo contra o novo coronavírus, mas como muita mobilização e luta pelas redes sociais e ações de solidariedade

 

0 1º de maio de 2020 será um marco da luta das Centrais Sindicais brasileiras em defesa do Estado democrático de direito e na resistência contra a política de retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

A data lembra que as manifestações motivaram outras que trouxeram ao trabalhador uma série de direitos ao longo dos anos como férias remuneradas, jornada diária de 8 horas, 13º salário, licença-maternidade, entre outros. Por isso, o Dia do Trabalhador é um momento de reflexão sobre a importância da união e coragem da classe trabalhadora para reivindicar – mais que direitos – respeito, qualidade de vida e dignidade.

O Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região enfatiza que é emblemático que em pleno século XXI, pela importância histórica que tem o primeiro de maio, o marco que são as lutas de Chicago, em 1886, mas que se consolida como um dia internacional da classe trabalhadora em 1889, nos deparamos  com a dimensão de que temos muitos dilemas a serem tratados. A crise também impõe novos paradigmas.

“Espero que a solidariedade e a empatia façam parte diariamente das relações entre empregado e empregador”, enfatizou a coordenadora do Sindicato dos Bancários, Mariluz Carvalho.

Conforme João Carlos Heissler, coordenador do Sindibancários é preciso garantir a sobrevivência da classe trabalhadora. “O governo quer acabar com a democracia social, destruindo os direitos alcançados pela Constituição Federal (1988) e também acabar com a organização sindical. O movimento sindical tem essa capacidade de estruturar importantes segmentos. Neste momento precisamos ter consciência do quanto é primordial e fundamental a manutenção da unidade. Ter sensibilidade de que precisamos acumular forças e virar o jogo para criar caminhos, como um plano econômico de interesse do povo brasileiro, para um país próspero e soberano”.

Programação

Pela primeira vez na história do país, a CUT, demais centrais sindicais e movimentos sociais vão fazer um ato para comemorar o Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, no dia 1º de Maio, por meio de uma transmissão ao vivo pelas redes sociais. O formato de live foi escolhido para proteger os trabalhadores do novo coronavírus (Covid-19), que no Brasil já registrou 71.886 casos confirmados e mais de 5.000 mortes.

Não existe vacina contra o vírus, a única maneira de se proteger é o isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde e por especialistas de todo o mundo. Isso não impede mobilização nem ações solidárias, muito pelo contrário.

O mote unificado é: “Saúde, Emprego, Renda: um novo mundo é possível com solidariedade”. E, além de reivindicar direitos, a CUT e demais centrais vão continuar estimulando a reflexão e a luta pela democracia, pelo direito de a classe trabalhadora ter um movimento sindical organizado, ouvido e respeitado.

Em meio a tudo isso, o 1º de Maio unificado terá muita música, com apresentações feitas em casa por uma série de artistas, vai começar a partir das 11h30 desta sexta-feira (1) pelas redes sociais.

 

______________________________________________________
Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região

Fernanda Almeida

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *