O Comando Nacional dos Bancários se reuniu com representantes do Banco do Brasil nesta terça-feira, 2 de março, e conseguiu a prorrogação do acordo que prevê o não descomissionamento por desempenho enquanto perdurar a pandemia e o banco de horas decorrente do afastamento do trabalho presencial; anistia de 10% do saldo total de horas negativas a compensar e prazo de compensação de horas negativas de 18 meses.

O acordo, porém, ainda passará por aprovação em assembleias, que serão realizadas na quarta-feira da semana que vem, 10 de março, das 8h às 20h, de forma virtual, pela internet. Sua vigência venceria no último dia de 2020, mas foi estendida por conta da uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que prorrogou o Estado de Pandemia.

O banco informou que em todo o país existem 3.500 funcionários com horas a compensar neste acordo. Dentre eles, 2.600 têm mais de 200 horas a compensar.

A Fetrafi-RS indica a aprovação do acordo. “É importante renovar o acordo para que os colegas que estão com muitas horas negativas acumuladas tenham o tempo necessário para fazer a compensação sem descontos no salário e sem sobrecarga de trabalho, além de garantir que o Banco mantenha o compromisso de não descomissionamento durante a pandemia”, ressalta a representante da Fetrafi-RS na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, Bianca Garbelini.

Fonte: Com informações da Contraf-CUT