Centrais sindicais, Sindicatos e movimentos sociais de Santa Cruz do Sul e Região realizam atividades

No dia 8 de Março, o mundo celebra o Dia Internacional de Luta das Mulheres, uma ocasião que transcende fronteiras e levanta bandeiras em prol da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres.

Em Santa Cruz do Sul, o Movimento Unificado das Mulheres do município e região, composto por Sindicatos, movimentos sociais e centrais sindicais, realizaram uma extensa programação durante a semana.

Para completar  a agenda de manifestações, neste sábado, dia 9 de março, às 9h inicia o ato, com concentração na Praça da Bandeira, em frente à rua Marechal Floriano. Após, segue com caminhada pelo centro da cidade.

O 8 de Março marca, especialmente, um momento de reflexão sobre as conquistas alcançadas e os desafios que ainda persistem no caminho rumo à equidade de gênero. As mulheres ao redor do mundo têm lutado incansavelmente por seus direitos, enfrentando obstáculos e fazendo a resistência ao longo da história.

Neste contexto, a união das centrais sindicais e Sindicatos do município e da Região em um ato conjunto, traz um novo significado para a data. A solidariedade entre diferentes grupos e movimentos fortalece a mensagem de igualdade e amplifica as vozes das mulheres em todas as esferas da sociedade, inclusive sobre as mulheres palestinas. É importante reconhecer que as palestinas além de vítimas, são agentes de resistência e resiliência. Enfrentam uma série de desafios, além de violência doméstica e a exposição de conflitos armados.

Neste Dia Internacional da Mulher, devemos nos comprometer a ouvir e apoiar suas lutas por justiça e igualdade, e a trabalhar para criar um mundo onde todas as mulheres possam viver livres de violência e opressão.

Os Sindicatos de Trabalhadoras e Trabalhadores de todas as categorias historicamente engajados na defesa dos direitos trabalhistas, reconhecem a importância de incluir a perspectiva de gênero em suas lutas. A desigualdade salarial, a discriminação no ambiente de trabalho e a falta de representação em cargos de liderança são apenas algumas das questões que afetam diretamente as mulheres no mercado de trabalho.

Por meio deste ato unificado, centrais, movimentos sociais e Sindicatos reafirmam seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e a garantia dos direitos das trabalhadoras. Ao lado de mulheres de todas as origens e profissões, elas marcharão juntas, levantando suas vozes em favor de um futuro em direção a um mundo verdadeiramente inclusivo e igualitário para todas as mulheres.

__________________________________________________