Na segunda-feira, dia 26 às 18h, o Sindibancários realiza uma assembleia virtual para organizar o movimento. O link de acesso será enviado no mesmo dia.

Em Assembleia Geral Extraordinária, durante esta quinta-feira (22), das 8h às 20h, 57,14% dos empregados da Caixa da base territorial do Sindibancários, que participaram da reunião virtual, decidiram pela paralisação das atividades na próxima terça-feira, dia 27 de abril.

A deliberação foi tomada em assembleias com votação eletrônica realizadas por sindicatos de todo o país, onde também aprovaram a paralisação.

A situação dos funcionários(as) da Caixa é crítica. Além do não pagamento integral da PLR social e das exigências pelo cumprimento de metas abusivas, mesmo em um cenário de Pandemia, tem sido necessário enfrentar um déficit de 20 mil postos de trabalho, por todo o país.

Privatização e desmonte da Caixa

Um dos motivos para a decisão tomada pelos empregados da Caixa nesta quinta-feira é o que eles chamam de privatização fatiada, ou venda disfarçada do único banco 100% público do país. O mais novo alvo do governo Bolsonaro e de seu ministro Paulo Guedes é a Caixa Seguridade, que terá seu capital aberto na próxima quinta-feira (29). Os recursos obtidos com a venda da Caixa Seguridade serão devolvidos ao Tesouro Nacional, por meio dos Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCDs).

Ataques à população

O estado de greve e a paralisação também foram deflagrados para cobrar melhores condições de trabalho e de atendimento à população, por meio de mais contratações, proteção contra a Covid-19 e vacinação prioritária para os empregados do banco.

__________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa do Sindibancários de SCS e Região com informações da Contraf-CUT